Detail do Corolla prata
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Carlos Guilherme
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Detail do Corolla prata
Alô pessoal, entrei em contato com o mundo do detail há dois meses atrás, quando tomei conhecimento deste site. Ou seja, estou engatinhando nesta nobre arte, mas o pouco que sei, aprendi lendo os tópicos daqui. O Detail Brasil é uma família, onde os conhecimentos são democraticamente compartilhados, por isso só tenho agradecimentos à todos os participantes.
Bem, chega de rasgação de seda e vamos ao que interessa.
Depois de adquirir o material necessário, tomei coragem e parti para o meu primeiro detail, em um dos meus dois carros, um Corolla prata, 2007.
Examinado à luz do Sol podia se constatar facilmente os muitos swirls com que as minhas lavagens “monobalde” me presentearam. Outros defeitos de pintura também eram perceptíveis: manchas causadas por fezes de pássaros, as clássicas manchas de água e algumas outras marcas. As contaminações que se acumularam através dos anos também podiam ser imediatamente percebidas, passando a mão na lataria.
Sequencia do trabalho:
Primeiramente uma boa lavagem com luva de microfibras e Shampoo 3M. Em seguida fiz a descontaminação usando o kit da Mothers. Nesta etapa cometí um erro cujas consequências apareceriam mais adiante: ao iniciar a tarefa, a claybar escapou da mão e caiu no chão! Como o local onde ela caiu era lajota e, sob inspeção visual, a barrinha me pareceu limpa, resolvi utiliza-la, mesmo sabendo que isso não deve ser feito. Na fase de polimento constatei “estranhos riscos em linha reta”na pintura...Por isso, um conselho: se a claybar cair no chão, o passo seguinte é jogá-la na lata de lixo!
O polimento (corte) foi feito com a roto orbital V8 900W, boina branca 6,5 polegadas Lake Country, utilizando o Ultimate Compound, da Meguiar’s. Em lugares mais difíceis usei a boina de 4 polegadas da Lake (que, por sinal, teve o velcro descolado depois de umas horas de uso).
Para o refino usei o Nano Polish, da Sonax e boinas pretas da Lake de 6,5 e 4 polegadas.
Em uma porta utilizei o M205 (amostra Miromi), para comparação, e não notei diferença.
Antes de iniciar a etapa seguinte, uma boa passada de IPA (50%) para retirar qualquer resto de polidor.
Apliquei, então, o selador Carlack 68, Long Life. Fazia uma peça, passando o produto com um pano de microfibra, esperava uns 10 minutos e, em seguida, retirava com outra microfibra. Tudo manualmente.
Como ultimo passo, depois de deixar o Carlack curar por 24 horas, apliquei a Collinite 476S.
Comentários e conclusões:
Todos os swirls desapareceram e embora eu nunca tenha visto o carro brilhar tanto, nem ter a pintura tão lisa ao toque, ficaram alguns defeitos (riscos e manchas) que poderiam ter sido removidas se eu tivesse usado boinas mais agressivas (talvez amarela ou laranja) e, acredito, o M105, que, me corrijam se estiver errado, é mais abrasivo do que o UC. Aqui fica evidente a importância do aprendizado, o “feeling”, que só a experiência dá, de saber avaliar, pelo estado da pintura, o setup que dará o melhor resultado. Segui a regrinha do “ menos é mais”, e não me arrependo.
Observei também que 80% do brilho é conseguido com o polimento inicial. Os restantes 20% vão sendo acrescentados com o refino, selante e a cera.
Com o Carlack a superfície fica extremamente lisa, tanto que a diferença, esfregando as costas da mão, entre os locais apenas polidos e onde o produto foi aplicado é tremenda.
Visualmente e no toque não notei diferença depois da aplicação da Collinite.
Não tive, ao contrário do que li em alguns relatos aqui do fórum, nenhuma dificuldade em retirar, depois de aplicados, tanto o Carlack quanto a Collinite. Apliquei e retirei a Collinite da mesma forma que o relatado acima para o Carlack. Sempre passava uma camada muito fina dos produtos.
Finalmente peço desculpas por não postar, como diversos amigos do fórum fizeram, aquelas fotos espetaculares do antes e depois, ou os 50/50 do capô...
Abraço à todos.
"Arsenal" utilizado:
Resultado final:
Bem, chega de rasgação de seda e vamos ao que interessa.
Depois de adquirir o material necessário, tomei coragem e parti para o meu primeiro detail, em um dos meus dois carros, um Corolla prata, 2007.
Examinado à luz do Sol podia se constatar facilmente os muitos swirls com que as minhas lavagens “monobalde” me presentearam. Outros defeitos de pintura também eram perceptíveis: manchas causadas por fezes de pássaros, as clássicas manchas de água e algumas outras marcas. As contaminações que se acumularam através dos anos também podiam ser imediatamente percebidas, passando a mão na lataria.
Sequencia do trabalho:
Primeiramente uma boa lavagem com luva de microfibras e Shampoo 3M. Em seguida fiz a descontaminação usando o kit da Mothers. Nesta etapa cometí um erro cujas consequências apareceriam mais adiante: ao iniciar a tarefa, a claybar escapou da mão e caiu no chão! Como o local onde ela caiu era lajota e, sob inspeção visual, a barrinha me pareceu limpa, resolvi utiliza-la, mesmo sabendo que isso não deve ser feito. Na fase de polimento constatei “estranhos riscos em linha reta”na pintura...Por isso, um conselho: se a claybar cair no chão, o passo seguinte é jogá-la na lata de lixo!
O polimento (corte) foi feito com a roto orbital V8 900W, boina branca 6,5 polegadas Lake Country, utilizando o Ultimate Compound, da Meguiar’s. Em lugares mais difíceis usei a boina de 4 polegadas da Lake (que, por sinal, teve o velcro descolado depois de umas horas de uso).
Para o refino usei o Nano Polish, da Sonax e boinas pretas da Lake de 6,5 e 4 polegadas.
Em uma porta utilizei o M205 (amostra Miromi), para comparação, e não notei diferença.
Antes de iniciar a etapa seguinte, uma boa passada de IPA (50%) para retirar qualquer resto de polidor.
Apliquei, então, o selador Carlack 68, Long Life. Fazia uma peça, passando o produto com um pano de microfibra, esperava uns 10 minutos e, em seguida, retirava com outra microfibra. Tudo manualmente.
Como ultimo passo, depois de deixar o Carlack curar por 24 horas, apliquei a Collinite 476S.
Comentários e conclusões:
Todos os swirls desapareceram e embora eu nunca tenha visto o carro brilhar tanto, nem ter a pintura tão lisa ao toque, ficaram alguns defeitos (riscos e manchas) que poderiam ter sido removidas se eu tivesse usado boinas mais agressivas (talvez amarela ou laranja) e, acredito, o M105, que, me corrijam se estiver errado, é mais abrasivo do que o UC. Aqui fica evidente a importância do aprendizado, o “feeling”, que só a experiência dá, de saber avaliar, pelo estado da pintura, o setup que dará o melhor resultado. Segui a regrinha do “ menos é mais”, e não me arrependo.
Observei também que 80% do brilho é conseguido com o polimento inicial. Os restantes 20% vão sendo acrescentados com o refino, selante e a cera.
Com o Carlack a superfície fica extremamente lisa, tanto que a diferença, esfregando as costas da mão, entre os locais apenas polidos e onde o produto foi aplicado é tremenda.
Visualmente e no toque não notei diferença depois da aplicação da Collinite.
Não tive, ao contrário do que li em alguns relatos aqui do fórum, nenhuma dificuldade em retirar, depois de aplicados, tanto o Carlack quanto a Collinite. Apliquei e retirei a Collinite da mesma forma que o relatado acima para o Carlack. Sempre passava uma camada muito fina dos produtos.
Finalmente peço desculpas por não postar, como diversos amigos do fórum fizeram, aquelas fotos espetaculares do antes e depois, ou os 50/50 do capô...
Abraço à todos.
"Arsenal" utilizado:
Resultado final:
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
top demais parabéns!
Lil- Detailer
- Mensagens : 1249
Data de inscrição : 24/05/2011
Localização : São Paulo
Re: Detail do Corolla prata
Dizer o quê? Ficou excelente o trabalho. Um defeitinho ou outro (não dá pra ver nada nas fotos) sempre fica mas vale a dedicação e o aprendizado.
Parabéns.
Parabéns.
CAC- Aspirante a Detailer
- Mensagens : 475
Data de inscrição : 24/07/2012
Idade : 67
Localização : Osvaldo Cruz (SP)
Re: Detail do Corolla prata
Guilherme muito bom trabalho, talvez vc gostasse de se juntar a nós aqui http://www.detailbrasil.net/t3658-curso-viny-detailer-no-rio-grande-do-sul#60922
Re: Detail do Corolla prata
Gostei do resultado viu! O carro bonito viu! Parabens e pelo primeiro trabalho saiu mto bom!
leobhxp- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 300
Data de inscrição : 29/07/2011
Localização : Belo Horizonte
Re: Detail do Corolla prata
Belo serviço.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
alanmic- Lavador de 2 Baldes
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 19/09/2012
Idade : 40
Localização : Mauá
Re: Detail do Corolla prata
Ficou show de bola o brilho, parabéns. Realmente a clay bar caiu no chão não tem o que fazer é lixo mesmo, infelizmente, para não perder toda a clay sempre é bom dividir em pedaços pequenos, assim se cair não perde tudo. Queria saber como se comportou as boinas LC 6,5" CCS na orbital, haja visto que não é o recomendado para essa máquina e sim as flat e menores como 5,5 ou 6". parabéns novamente.
Re: Detail do Corolla prata
alanmic escreveu:Belo serviço.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
Para ver mais defeitos em carros brancos e prata experimente olhar em local escuro ou a noite com uma lanterna, vai se assustar kkkkkk.
Re: Detail do Corolla prata
Carlos Guilherme,
Também conheci o Forum a poucos meses, e comecei a cuidar do meu carro também a poucos meses. Acredito que estamos no mesmo nível de conhecimento.
Seu trabalho ficou muito bom, esta de parabéns.
Em relação ao seu material...já esta com um excelente arsenal. Eu ainda não tive coragem de comprar uma Roto, mas um dia chego lá!
Grande abraço, e parabéns novamente
Também conheci o Forum a poucos meses, e comecei a cuidar do meu carro também a poucos meses. Acredito que estamos no mesmo nível de conhecimento.
Seu trabalho ficou muito bom, esta de parabéns.
Em relação ao seu material...já esta com um excelente arsenal. Eu ainda não tive coragem de comprar uma Roto, mas um dia chego lá!
Grande abraço, e parabéns novamente
Re: Detail do Corolla prata
Carlos, parabéns pelo serviço, ficou muito bom! Cores claras realmente são mais discretas ao demonstrar o poder dos produtos de car care.
Se a foto não estiver me enganando, me parece que tens uma BMW aguardando o próximo serviço, estou certo?
Se a foto não estiver me enganando, me parece que tens uma BMW aguardando o próximo serviço, estou certo?
biguia- Detailer
- Mensagens : 1378
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Santo Antonio de Jesus - Bahia
Re: Detail do Corolla prata
biguia escreveu:Carlos, parabéns pelo serviço, ficou muito bom! Cores claras realmente são mais discretas ao demonstrar o poder dos produtos de car care.
Se a foto não estiver me enganando, me parece que tens uma BMW aguardando o próximo serviço, estou certo?
kkkk
o autor deve considerar isso como um elogio, pq se vc acertou mesmo é q os reflexos do carro estão otimos!! kkkkkkkkkk
leobhxp- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 300
Data de inscrição : 29/07/2011
Localização : Belo Horizonte
Re: Detail do Corolla prata
Vamos aguardar ele se pronunciar, mas parece um BMW da serie 1 ou 3. Arrisco um 135i...
biguia- Detailer
- Mensagens : 1378
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Santo Antonio de Jesus - Bahia
Re: Detail do Corolla prata
Lil escreveu:top demais parabéns!
Valeu Lil. Trabalhão tremendo, mas fiquei satisfeito. Abração.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
CAC escreveu:Dizer o quê? Ficou excelente o trabalho. Um defeitinho ou outro (não dá pra ver nada nas fotos) sempre fica mas vale a dedicação e o aprendizado.
Parabéns.
Falou tudo, o aprendizado que se consegue botando a mão na massa não tem preço. Obrigado.
Abraço.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
leobhxp escreveu:Gostei do resultado viu! O carro bonito viu! Parabens e pelo primeiro trabalho saiu mto bom!
Obrigado, cara. No final, olhando o resultado, tb fiquei satisfeito. Abração.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
alanmic escreveu:Belo serviço.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
Bota difícil. Testei várias fontes de luz, lanterna de led, comprei refletor com halógena de 500W, e no fim tinha de tirar o carro da garagem pra levar pro sol! E no sol as teias de aranha aparecem bonito! Abração.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
Ronaldo escreveu:Ficou show de bola o brilho, parabéns. Realmente a clay bar caiu no chão não tem o que fazer é lixo mesmo, infelizmente, para não perder toda a clay sempre é bom dividir em pedaços pequenos, assim se cair não perde tudo. Queria saber como se comportou as boinas LC 6,5" CCS na orbital, haja visto que não é o recomendado para essa máquina e sim as flat e menores como 5,5 ou 6". parabéns novamente.
Obrigado, Ronaldo.
Essa clay, felizmente, já era a metade, e nesse kit da Mother's vem duas, mas aí bateu bobeira, somado ao fato de nós pagarmos o triplo por essas coisas que o resto do planeta...
Quanto às boinas, o tamanho 6,5 é ideal por ficar uma borda de segurança de pouco menos de 1 cm pra fora do suporte e posso dizer que se comportaram muito bem, em qualquer velocidade. O único contratempo foi com a branca de 4 que se soltou do velcro, acredito que por aquecimento da base da roto, via parafuso central, que transmite o aquecimento da maquina para a boina.
Abração.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
Ronaldo escreveu:alanmic escreveu:Belo serviço.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
Para ver mais defeitos em carros brancos e prata experimente olhar em local escuro ou a noite com uma lanterna, vai se assustar kkkkkk.
Ronaldo, vc não deveria ter dado essa dica. Fui agora, à noite, olhar com a lanterna de led o outro carro, que é branco. E chorei...
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
Carlos Guilherme escreveu:Ronaldo escreveu:alanmic escreveu:Belo serviço.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
Para ver mais defeitos em carros brancos e prata experimente olhar em local escuro ou a noite com uma lanterna, vai se assustar kkkkkk.
Ronaldo, vc não deveria ter dado essa dica. Fui agora, à noite, olhar com a lanterna de led o outro carro, que é branco. E chorei...
Já fiz esse teste tb e me assustei!
biguia- Detailer
- Mensagens : 1378
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Santo Antonio de Jesus - Bahia
Re: Detail do Corolla prata
henrique.faber escreveu:Carlos Guilherme,
Também conheci o Forum a poucos meses, e comecei a cuidar do meu carro também a poucos meses. Acredito que estamos no mesmo nível de conhecimento.
Seu trabalho ficou muito bom, esta de parabéns.
Em relação ao seu material...já esta com um excelente arsenal. Eu ainda não tive coragem de comprar uma Roto, mas um dia chego lá!
Grande abraço, e parabéns novamente
Fala Henrique. Eu sempre gostei de lavar e encerar o carro, desde o primeiro que tive, no entanto, eu, como vc (acredito), fazíamos a coisa de forma meio tosca. O perigo do detail é saber onde é o limite, hehehehe. tanto da busca da perfeição quanto da quantidade de apetrecho$$$!
Quanto à roto é uma boa, mas dá pra fazer muita coisa sem ela. O problema é o braço!
Abração e obrigado.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
Parabéns, ficou muito mas muito bom mesmo. Boas observações as suas e serve de experiência para você e para nós do fórum. Parabéns.
Re: Detail do Corolla prata
leobhxp escreveu:biguia escreveu:Carlos, parabéns pelo serviço, ficou muito bom! Cores claras realmente são mais discretas ao demonstrar o poder dos produtos de car care.
Se a foto não estiver me enganando, me parece que tens uma BMW aguardando o próximo serviço, estou certo?
kkkk
o autor deve considerar isso como um elogio, pq se vc acertou mesmo é q os reflexos do carro estão otimos!! kkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkk, leo, o biguia acertou a trave! Vem do mesmo lugar, é uma C180, 2012, branca, e, realmente, estava aguardando o final do teste no pobre cobaia prata!
Gostei muito do Carlack Long Life, por ser fácil de trabalhar e, dizem, ser muito resistente e a minha idéia era comprar o Carlack Sistematic, para aplicar antes, e finalizar com a Collinite, mas, tá em falta no único lugar que tinha (Miromi) e eles, pelo que estou notando, não repoem estoque...bom mas isso é outra história...
Biguia, ainda bem que vc não falou: "Ví o reflexo do que me parece ser uma geladeira..." kkkk
Abração.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
claudio_bh escreveu:Parabéns, ficou muito mas muito bom mesmo. Boas observações as suas e serve de experiência para você e para nós do fórum. Parabéns.
Claudio, obrigado pelo seu elogio. Realmente, na descrição procurei colocar algumas observações que, de alguma forma, pudessem acrescentar algo para aqueles que estão iniciando e, em vias de fazer um trabalho semelhante. Esse é o grande mérito desse fórum, a troca de idéias, experiências, divulgação não só dos acertos, mas também das mancadas.
Grande abraço.
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
Agora estava olhando a foto de novo e vou ter que fazer um auto-elogio (kkkk): notem que na Mercedes refletida no Corolla está, de novo o reflexo do Corolinha!
Carlos Guilherme- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 01/09/2012
Localização : Porto Alegre-RS
Re: Detail do Corolla prata
Acho que foi a distorção por conta de algum swirl... da próxima eu acerto! kkkkkkkkk
Brincadeiras a parte, quando fizer a Mercedes poste as fotos tb, ok?
Brincadeiras a parte, quando fizer a Mercedes poste as fotos tb, ok?
biguia- Detailer
- Mensagens : 1378
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Santo Antonio de Jesus - Bahia
Re: Detail do Corolla prata
Carlos Guilherme escreveu:Agora estava olhando a foto de novo e vou ter que fazer um auto-elogio (kkkk): notem que na Mercedes refletida no Corolla está, de novo o reflexo do Corolinha!
Já havia percebido também!
biguia- Detailer
- Mensagens : 1378
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Santo Antonio de Jesus - Bahia
Re: Detail do Corolla prata
Parabens meu querido... ficou excelente!
O que mais gostei é que vc sabe os pontos em que deixou a desejar!
Então ja sabe o que corrigir na próxima vez.
Uma opinião minha: Produto de corte se usa com boina de corte.
Produto de corte com boina macia mais mascara do que corta.
Se o compound for de corte agressivo ele vai perder boa parte de sua eficiencia com uma boina macia.
Ja usei o UC com boina roxa meguiars e o resultado não é como um M105. Mas funciona legal. Melhor do que com uma boina macia.
E sim, o M105 é mais agressivo que o UC.
O que mais gostei é que vc sabe os pontos em que deixou a desejar!
Então ja sabe o que corrigir na próxima vez.
Uma opinião minha: Produto de corte se usa com boina de corte.
Produto de corte com boina macia mais mascara do que corta.
Se o compound for de corte agressivo ele vai perder boa parte de sua eficiencia com uma boina macia.
Ja usei o UC com boina roxa meguiars e o resultado não é como um M105. Mas funciona legal. Melhor do que com uma boina macia.
E sim, o M105 é mais agressivo que o UC.
stuhamm- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 255
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 36
Localização : Brasília-DF
Re: Detail do Corolla prata
Eu gostei muito resultado!
stuhamm- Especialista em Roto Orbital
- Mensagens : 255
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 36
Localização : Brasília-DF
Re: Detail do Corolla prata
Show de bola, deu muita vida a pintura. Eu também utilizo este combo do Carlack long Life com Colli 476S e sempre acho os resultados espetaculares. Parabéns.
PS: ficamos no aguardo do detail na Mercedes, valeu?
PS: ficamos no aguardo do detail na Mercedes, valeu?
DJZ- GURU
- Mensagens : 2604
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 39
Localização : Minas Gerais
Re: Detail do Corolla prata
Carlos Guilherme escreveu:Ronaldo escreveu:alanmic escreveu:Belo serviço.
E carro prata é dificil achar os defeitos, ele maquia muito bem.
Só chegando bem perto mesmo pra ver, tem 2 pratinhas aqui em casa e só noto swirls olhando bem de perto e no sol.
Com maquina fotografica quase nao dá pra ver.
Para ver mais defeitos em carros brancos e prata experimente olhar em local escuro ou a noite com uma lanterna, vai se assustar kkkkkk.
Ronaldo, vc não deveria ter dado essa dica. Fui agora, à noite, olhar com a lanterna de led o outro carro, que é branco. E chorei...
hahahahahahahaha imagine a noite o local escuro com lâmpada amaela então tipo holofote a coisa vai piorar, mas é bom para vermos o que estamos fazendo hahaha.
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