Detail Brasil
Já é membro cadastrado? Não?

1. Registre-se

2. Faça sua apresentação no tópico "Censo Detail Brasil - Apresentação de novos usuarios do forum!"

3. Após a apresentação, você passará pela analise do administrador e poderá desfrutar de todos os conteúdos presentes na DetailBrasil.net

Participe do fórum, é rápido e fácil

Detail Brasil
Já é membro cadastrado? Não?

1. Registre-se

2. Faça sua apresentação no tópico "Censo Detail Brasil - Apresentação de novos usuarios do forum!"

3. Após a apresentação, você passará pela analise do administrador e poderá desfrutar de todos os conteúdos presentes na DetailBrasil.net
Detail Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Land Rover - Discovery 4 - 2014 [1Z+M#26+Griot´s Leather Care]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 17 Nov 2017, 11:59 por Joviano Toledo

» BMW X6 - Polimento [2 etapas]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyTer 17 Out 2017, 11:45 por Pig shine

» RANGE ROVER SPORT HSE SD-V6 2014 - Polimento Standard [Sonax Perfect Finish, Collinite 915 Marque D'elegance]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySeg 11 Set 2017, 11:08 por Salo87

» Mercedes Benz ML-350 2013, Fiat 500 2013 - Limpeza de pintura, Limpeza e Condicionamento do Interior [Auto-Finesse, Dodo Juice, Jeffs Werkstat, Rupes LHR15]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyTer 05 Set 2017, 02:50 por patrik2007

» Jetta Mk5 2009 - Azul Shadow
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySáb 26 Ago 2017, 23:22 por Sergio Cupido

» Land Rover Range Rover Sport 2017 - [Car Pro Essence + Cquartz] - Extreme Gloss
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 25 Ago 2017, 01:14 por Pig shine

» Porsche Macan S 2017 - [Sonax Perfect Finish + Meguiars #16]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 25 Ago 2017, 00:49 por Pig shine

» Land Rover Evoque - [Sonax 04-06 + Big White]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 25 Ago 2017, 00:44 por Pig shine

» Rupes LHR15 [Destravada]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 25 Ago 2017, 00:34 por Pig shine

» Contrato Polidor Z/S SP
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyTer 22 Ago 2017, 10:36 por bcpestetica

» Polimento repintura capô Grand Vitara preta
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySeg 14 Ago 2017, 08:05 por dudaoklein

» BMW 320 GT - [Meguiars #105 + Meguiars #16]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQui 10 Ago 2017, 10:21 por dudaoklein

» Yoshimura R-77 Full Race Exhaust System [Polimento]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQua 19 Jul 2017, 21:28 por Joviano Toledo

» Harley Davidson 1600 - Super Glide [Sonax EX + Dodo Juice + Rupes]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQua 19 Jul 2017, 21:26 por Joviano Toledo

» New Beetle - [Zimol+Meguiars+Mirka+Chemical Guys]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 14 Jul 2017, 08:31 por jvictormp

» Meu carro "Detalhado" por mim
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQua 10 maio 2017, 16:26 por murilomelo

» Maserati Gran Turismo Preta Fuul Detail.
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyTer 09 maio 2017, 11:09 por Igor_Ruiz

» Tirando manchas do capô
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQui 27 Abr 2017, 20:13 por marciogama

» Audi TT - S-Line 2016 [Vitrificação CarPro Cquartz + Essence]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyTer 18 Abr 2017, 11:10 por Pig shine

» Minha coleção, Mais alguns itens, final pág.6.
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyTer 21 Mar 2017, 11:21 por rafaelbraga

» Vc sabe que está viciado(a) em Detail quando...
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQui 16 Fev 2017, 23:46 por GeneJunior

» O que aconteceu?
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQui 16 Fev 2017, 02:57 por PDetail

» AliExpress CarCare
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySeg 06 Fev 2017, 18:02 por dudaoklein

» VW Golf GTi - Polimento em Filme de Proteção, possível ou impossível?!?!
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyDom 05 Fev 2017, 14:48 por Pig shine

» Kawasaki Ninja 1000 Tourer - [O que é o Detail???]
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 03 Fev 2017, 17:23 por Pig shine

» Vitrificação VX45 - Nissan Sentra Azul grafite 2015/15
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyDom 22 Jan 2017, 12:08 por ronaldo_polimentos

» polimento de motor para ficar com aspecto de cromado
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyDom 22 Jan 2017, 11:58 por ronaldo_polimentos

» Detalhamento Celta - Lavagem/Descontaminação/Polimento/Lustro/Enceramento
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptyQua 04 Jan 2017, 19:59 por André braz

» Gol GTS - Azul ìndigo 91/92
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySáb 03 Dez 2016, 19:39 por rodrigogsi

» Limpeza dos bancos de couro e teste de produtos Zymol e Mothers
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas EmptySex 04 Nov 2016, 17:33 por anderson_t

Patrocinadores








Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

+3
rodrigogsi
fcscoutinho
rodrigoburger
7 participantes

Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigoburger Sáb 09 Fev 2013, 23:55

Prezados,

Aproveitando que eu não ia viajar no carnaval resolvi fazer minha primeira tentativa de um polimento detail.
Vítima: Moto Honda Bros Vermelha 2010.

SETUP:

1) Comecei fazendo uma limpeza no motor utilizando APC Perol (proporção 1:3). Após começar o trabalho percedi que o produto não estava fazendo o efeito que eu esperava, as sujeiras (tipo um barro seco) não saiam, então passei a usar APC Perol puro passando com um pincel de pintura tigre. Mesmo com ele puro não surtil o efeito esperado por mim, tive que esfregar com uma bucha de cozinha. O APC foi muito bom para limpar a roda traseira, que estava suja de graxa da corrente e só.

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas 01800x600t
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas 02800x600u
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas 03800x600c


2) Depois comecei a lavar a moto, utilizando um shampoo da karcher para limpeza automotiva e uma luva de pelúcia perola (técnica dois baldes). Após, apliquei uma mistura de alcool isopropílico e água (proporção 1:1), para retirar a cera que eu havia aplicado a uns dois meses (colinite 465s). Depois lavei denovo na mesma forma acima.

3) Fiz a descontaminação da pintura utilizando o Meguiars Kit Quik Clay Bar que, apesar de lubrificar bastante a pintura e não fazer muita força, acho que causou arranhões.

4) Passei, então, para fase de corte, utilizando pela prineira vez uma roto orbital (kers 900w) com uma boina Lake Country Flat 4" Amarela Agressiva e Meguiars Ultimate Compound. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 5. O que percebi que as partes de plastico (carenagem) ficaram sem brilho, tipo engorduradas. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.

5) Passei, para fase de lustro, utilizando uma roto orbital com uma boina Lake Country Flat 4" Branca Média e Meguiars Ultimate Polish. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 3. O que percebi
que as partes de plastico (carenagem) ainda estavam sem brilho, tipo engorduradas e cheia de holigrafias. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.

6) Para proteção utilizei uma roto orbital com uma boina Lake Country Flat 4" Preta e PLC Lincon. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 4. O que percebi que as partes de plastico (carenagem) melhorou um pouco, mas ainda estavam sem brilho e cheia de holigrafias. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.

7) O enceramento utilizei Meguiars Cera de Carnaúba M26. Comecei espalhando o produto com um aplicador de espuma autoamerica e depois passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para dar o lustro.

Cool Condicionamento das partes plásticas com Mothers Black to Black.

9) Condicionamento dos pneus com Meguiars Endurance High Gloss.

Depois de umas 8:00 horas, fim do setup.

Conclusões: As partes de plastico (carenagem) não ficaram com o mesmo brilho do que antes, quando tinham só a collinite 465s. A parte de metal (tanque)
ficou OK, inclusive retirou alguns riscos.

O que eu fiz de errado?
O Ultimate Counpound e Polish engorduram a peça ao ponto de tirar o brilho?
Eles podem ser utilizados neste tipo de material?
Alguma sugestão para melhora?

Att.,

Rodrigo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03003800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03017800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03020800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03022800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03024800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03026800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03027800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03029800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03033800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03036800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03038800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03041800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03042800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03002800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03007800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc03016800x600
Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Dsc02998800x600


Última edição por rodrigoburger em Dom 10 Fev 2013, 13:04, editado 4 vez(es)

rodrigoburger
Guaribador

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por fcscoutinho Dom 10 Fev 2013, 11:24

Rodrigo,
Uma coisa que percebi foi que no intervalo entre as fases de polimento você não fez a limpeza da peça com o IPA (alcool isopropilico e água), isso faz uma diferença, pois só tirando a "gordura" da peça você conseguirá ver o resultado do seu trabalho e decidir se deve trabalhar mais a peça ou passar para a proxima fase.
Uma outra coisa é também saber quanto tempo você trabalhou o composto polidor na peça, geralmente você trabalha o composto o tempo necessário para que as particulas abrasivas se quebrem e dessa forma o composto estará realizando o seu trabalho. Um dica, que peguei em outro forum, é que você trabalhe a peça por umas 5 passadas lentas da politriz na peça (isso é só uma referência para quem ainda não tem a experiência para saber o tempo que se deve trabalhar a peça).
Sobre os plásticos tenho algumas perguntas: Eles são pintados?
A fase de lustro deve ser trabalhada com a boina preta. A boiana branca é muito agressiva para o lustro e se os plásticos não forem pintados, como o plástico é mais "mole" você praticamente estava fazendo um corte e talvez por isso eles tenham ficado foscos.. Tente fazer o lustro nos plásticos utilizando menos pressão e com a boina preta...

Espero que tenha ajudado... Agora resta esperar o pessoal colocar outras opniões e me corrigir em algo que eu possa ter me enganado...


Valeu!
fcscoutinho
fcscoutinho
GURU

Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigogsi Dom 10 Fev 2013, 12:37

Só uma dúvida básica:
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?
rodrigogsi
rodrigogsi
Detailer PRO

Mensagens : 2068
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba - PR

https://www.youtube.com/user/rodrigogsi

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigoburger Dom 10 Fev 2013, 13:08

rodrigogsi escreveu:Só uma dúvida básica:
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?

As carenagens que ficam póximas ao tanque forma retiradas e realmente trepidaram demais com a roto orbital fora da moto.
As outras partes achei normal, já que fixadas na moto.

rodrigoburger
Guaribador

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigoburger Dom 10 Fev 2013, 13:14

fcscoutinho escreveu:Rodrigo,
Uma coisa que percebi foi que no intervalo entre as fases de polimento você não fez a limpeza da peça com o IPA (alcool isopropilico e água), isso faz uma diferença, pois só tirando a "gordura" da peça você conseguirá ver o resultado do seu trabalho e decidir se deve trabalhar mais a peça ou passar para a proxima fase.

Realmente, não limpei a peça de uma fase para outra.

fcscoutinho escreveu:
Uma outra coisa é também saber quanto tempo você trabalhou o composto polidor na peça, geralmente você trabalha o composto o tempo necessário para que as particulas abrasivas se quebrem e dessa forma o composto estará realizando o seu trabalho. Um dica, que peguei em outro forum, é que você trabalhe a peça por umas 5 passadas lentas da politriz na peça (isso é só uma referência para quem ainda não tem a experiência para saber o tempo que se deve trabalhar a peça).

Como as partes da moto são pequenas, fiz o polimento de cada parte separado, então devo ter passado umas 5 vezes sim. Acontece que como as boinas eram novas elas secavam muito rápido e tinha medo de esfarelar e causar holigrafias. Outra coisa, existe tempo de cura entre o ultimate compound e o polish? porque passei depois de uns 5 min.

fcscoutinho escreveu:
Sobre os plásticos tenho algumas perguntas: Eles são pintados?

Sim carenagem pintada

fcscoutinho escreveu:
A fase de lustro deve ser trabalhada com a boina preta. A boiana branca é muito agressiva para o lustro e se os plásticos não forem pintados, como o plástico é mais "mole" você praticamente estava fazendo um corte e talvez por isso eles tenham ficado foscos.. Tente fazer o lustro nos plásticos utilizando menos pressão e com a boina preta...

Vlw pela dica.

rodrigoburger
Guaribador

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por fcscoutinho Dom 10 Fev 2013, 13:34

rodrigogsi escreveu:Só uma dúvida básica:
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?

Essa pergunta do Rodrigo é importante, porque com a trepidação o processo de polimento foi prejudicado...
fcscoutinho
fcscoutinho
GURU

Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigogsi Dom 10 Fev 2013, 13:50

Acredito que foi esse o motivo dos problemas.
rodrigogsi
rodrigogsi
Detailer PRO

Mensagens : 2068
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba - PR

https://www.youtube.com/user/rodrigogsi

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por fcscoutinho Dom 10 Fev 2013, 13:58

Concordo com o Rodrigogsi.
fcscoutinho
fcscoutinho
GURU

Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigogsi Dom 10 Fev 2013, 14:14

Via de regra, uma politriz angular ajudaria nesse caso, porém no paralama em específico o ideal era ter um apoio, mesmo com a rotativa (tripida menos).
Peça para alguém segurar a peça enquanto faz o polimento, talvez ajude bastante.
rodrigogsi
rodrigogsi
Detailer PRO

Mensagens : 2068
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba - PR

https://www.youtube.com/user/rodrigogsi

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por Luan Cordeiro Dom 10 Fev 2013, 18:46

Partes plásticas são muito mais delicadas, pois aquecem mais rápido. Dependendo da velocidade e pressão da máquina, mais o combo utilizado, a tinta aplicada sobre os plásticos literalmente queima, ficando fosca. Pode ter sido excesso de produto também.

Abraço
Luan Cordeiro
Luan Cordeiro
Semi-Detailer

Mensagens : 872
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 35
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigoburger Dom 10 Fev 2013, 19:50

Luan Cordeiro escreveu:Partes plásticas são muito mais delicadas, pois aquecem mais rápido. Dependendo da velocidade e pressão da máquina, mais o combo utilizado, a tinta aplicada sobre os plásticos literalmente queima, ficando fosca. Pode ter sido excesso de produto também.

Abraço

De fato, como a boina era nova e fiquei com medo de ficar seca e causar holografias passei bastante produto.

E no motor, alguém tem alguma idéia para limpar este barro seco agarrado?

rodrigoburger
Guaribador

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por fcscoutinho Dom 10 Fev 2013, 20:15

Tenta o DetMol da Sandet... O pessoal tá falando muito bem dele e parece que um pouco mais forte. Eu estou louco para comprá-lo!
fcscoutinho
fcscoutinho
GURU

Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por Paulo Cera Seg 11 Fev 2013, 14:31

Srs.

As peças em questão não são pintadas, são injetadas na cor; portanto não aceitam polimento.

Abs
Paulo Cera
Paulo Cera
Aspirante a Detailer

Mensagens : 388
Data de inscrição : 19/07/2010
Idade : 55
Localização : Brasil

http://www.paulocera.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por fcscoutinho Seg 11 Fev 2013, 14:49

Paulo Cera escreveu:Srs.

As peças em questão não são pintadas, são injetadas na cor; portanto não aceitam polimento.

Abs

Paulo, isso tem jeito de voltar ao aspecto original?
fcscoutinho
fcscoutinho
GURU

Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigogsi Seg 11 Fev 2013, 15:56

Será que o kit trizact da 3m não dá geito nisso?
Visto que é o mecanismo de polimento de vidro, e utilizam muito em acrílico também.
rodrigogsi
rodrigogsi
Detailer PRO

Mensagens : 2068
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba - PR

https://www.youtube.com/user/rodrigogsi

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por rodrigoburger Seg 11 Fev 2013, 16:14

Poxa, por mais que tenha lido os tópicos, nunca tinha visto nada a respeito.
Paulinho cera, o que posso fazer para corrigir o problema?

rodrigoburger
Guaribador

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por Lange Ter 12 Fev 2013, 07:23

rodrigoburger escreveu:
3) Fiz a descontaminação da pintura utilizando o Meguiars Kit Quik Clay Bar que, apesar de lubrificar bastante a pintura e não fazer muita força, acho que causou arranhões.

A clay bar não é abrasiva e não arranha a pintura. Se houve arranhões, é porque houve sujeira presa à clay bar que foi arrastada no processo e arranhou a pintura.
É essencial para o uso da clay bar que a superfície esteja completa e muito bem limpa, e se já nas primeiras passadas sentir que tem muita contaminação, o melhor é inspecionar e dobrar a clay bar com freqüência.
Lange
Lange
Flanelinha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 45
Localização : Estrela - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por DJZ Ter 12 Fev 2013, 16:30

Belo trabalho. Deixou a moto com um visual muito bom. Parabéns. Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas 154257
DJZ
DJZ
GURU

Mensagens : 2604
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 39
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas Empty Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos