Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
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Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Prezados,
Aproveitando que eu não ia viajar no carnaval resolvi fazer minha primeira tentativa de um polimento detail.
Vítima: Moto Honda Bros Vermelha 2010.
SETUP:
1) Comecei fazendo uma limpeza no motor utilizando APC Perol (proporção 1:3). Após começar o trabalho percedi que o produto não estava fazendo o efeito que eu esperava, as sujeiras (tipo um barro seco) não saiam, então passei a usar APC Perol puro passando com um pincel de pintura tigre. Mesmo com ele puro não surtil o efeito esperado por mim, tive que esfregar com uma bucha de cozinha. O APC foi muito bom para limpar a roda traseira, que estava suja de graxa da corrente e só.
2) Depois comecei a lavar a moto, utilizando um shampoo da karcher para limpeza automotiva e uma luva de pelúcia perola (técnica dois baldes). Após, apliquei uma mistura de alcool isopropílico e água (proporção 1:1), para retirar a cera que eu havia aplicado a uns dois meses (colinite 465s). Depois lavei denovo na mesma forma acima.
3) Fiz a descontaminação da pintura utilizando o Meguiars Kit Quik Clay Bar que, apesar de lubrificar bastante a pintura e não fazer muita força, acho que causou arranhões.
4) Passei, então, para fase de corte, utilizando pela prineira vez uma roto orbital (kers 900w) com uma boina Lake Country Flat 4" Amarela Agressiva e Meguiars Ultimate Compound. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 5. O que percebi que as partes de plastico (carenagem) ficaram sem brilho, tipo engorduradas. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.
5) Passei, para fase de lustro, utilizando uma roto orbital com uma boina Lake Country Flat 4" Branca Média e Meguiars Ultimate Polish. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 3. O que percebi
que as partes de plastico (carenagem) ainda estavam sem brilho, tipo engorduradas e cheia de holigrafias. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.
6) Para proteção utilizei uma roto orbital com uma boina Lake Country Flat 4" Preta e PLC Lincon. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 4. O que percebi que as partes de plastico (carenagem) melhorou um pouco, mas ainda estavam sem brilho e cheia de holigrafias. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.
7) O enceramento utilizei Meguiars Cera de Carnaúba M26. Comecei espalhando o produto com um aplicador de espuma autoamerica e depois passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para dar o lustro.
Condicionamento das partes plásticas com Mothers Black to Black.
9) Condicionamento dos pneus com Meguiars Endurance High Gloss.
Depois de umas 8:00 horas, fim do setup.
Conclusões: As partes de plastico (carenagem) não ficaram com o mesmo brilho do que antes, quando tinham só a collinite 465s. A parte de metal (tanque)
ficou OK, inclusive retirou alguns riscos.
O que eu fiz de errado?
O Ultimate Counpound e Polish engorduram a peça ao ponto de tirar o brilho?
Eles podem ser utilizados neste tipo de material?
Alguma sugestão para melhora?
Att.,
Rodrigo
Aproveitando que eu não ia viajar no carnaval resolvi fazer minha primeira tentativa de um polimento detail.
Vítima: Moto Honda Bros Vermelha 2010.
SETUP:
1) Comecei fazendo uma limpeza no motor utilizando APC Perol (proporção 1:3). Após começar o trabalho percedi que o produto não estava fazendo o efeito que eu esperava, as sujeiras (tipo um barro seco) não saiam, então passei a usar APC Perol puro passando com um pincel de pintura tigre. Mesmo com ele puro não surtil o efeito esperado por mim, tive que esfregar com uma bucha de cozinha. O APC foi muito bom para limpar a roda traseira, que estava suja de graxa da corrente e só.
2) Depois comecei a lavar a moto, utilizando um shampoo da karcher para limpeza automotiva e uma luva de pelúcia perola (técnica dois baldes). Após, apliquei uma mistura de alcool isopropílico e água (proporção 1:1), para retirar a cera que eu havia aplicado a uns dois meses (colinite 465s). Depois lavei denovo na mesma forma acima.
3) Fiz a descontaminação da pintura utilizando o Meguiars Kit Quik Clay Bar que, apesar de lubrificar bastante a pintura e não fazer muita força, acho que causou arranhões.
4) Passei, então, para fase de corte, utilizando pela prineira vez uma roto orbital (kers 900w) com uma boina Lake Country Flat 4" Amarela Agressiva e Meguiars Ultimate Compound. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 5. O que percebi que as partes de plastico (carenagem) ficaram sem brilho, tipo engorduradas. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.
5) Passei, para fase de lustro, utilizando uma roto orbital com uma boina Lake Country Flat 4" Branca Média e Meguiars Ultimate Polish. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 3. O que percebi
que as partes de plastico (carenagem) ainda estavam sem brilho, tipo engorduradas e cheia de holigrafias. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.
6) Para proteção utilizei uma roto orbital com uma boina Lake Country Flat 4" Preta e PLC Lincon. Comecei espalhando o produto na velocidade 1 e depois para o efeito utilizei velocidade 4. O que percebi que as partes de plastico (carenagem) melhorou um pouco, mas ainda estavam sem brilho e cheia de holigrafias. A parte de metal (tanque) ficou OK. Após, passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para retirar o excesso.
7) O enceramento utilizei Meguiars Cera de Carnaúba M26. Comecei espalhando o produto com um aplicador de espuma autoamerica e depois passei um pano de microfibra autoamerica 60x40 para dar o lustro.
Condicionamento das partes plásticas com Mothers Black to Black.
9) Condicionamento dos pneus com Meguiars Endurance High Gloss.
Depois de umas 8:00 horas, fim do setup.
Conclusões: As partes de plastico (carenagem) não ficaram com o mesmo brilho do que antes, quando tinham só a collinite 465s. A parte de metal (tanque)
ficou OK, inclusive retirou alguns riscos.
O que eu fiz de errado?
O Ultimate Counpound e Polish engorduram a peça ao ponto de tirar o brilho?
Eles podem ser utilizados neste tipo de material?
Alguma sugestão para melhora?
Att.,
Rodrigo
Última edição por rodrigoburger em Dom 10 Fev 2013, 13:04, editado 4 vez(es)
rodrigoburger- Guaribador
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Rodrigo,
Uma coisa que percebi foi que no intervalo entre as fases de polimento você não fez a limpeza da peça com o IPA (alcool isopropilico e água), isso faz uma diferença, pois só tirando a "gordura" da peça você conseguirá ver o resultado do seu trabalho e decidir se deve trabalhar mais a peça ou passar para a proxima fase.
Uma outra coisa é também saber quanto tempo você trabalhou o composto polidor na peça, geralmente você trabalha o composto o tempo necessário para que as particulas abrasivas se quebrem e dessa forma o composto estará realizando o seu trabalho. Um dica, que peguei em outro forum, é que você trabalhe a peça por umas 5 passadas lentas da politriz na peça (isso é só uma referência para quem ainda não tem a experiência para saber o tempo que se deve trabalhar a peça).
Sobre os plásticos tenho algumas perguntas: Eles são pintados?
A fase de lustro deve ser trabalhada com a boina preta. A boiana branca é muito agressiva para o lustro e se os plásticos não forem pintados, como o plástico é mais "mole" você praticamente estava fazendo um corte e talvez por isso eles tenham ficado foscos.. Tente fazer o lustro nos plásticos utilizando menos pressão e com a boina preta...
Espero que tenha ajudado... Agora resta esperar o pessoal colocar outras opniões e me corrigir em algo que eu possa ter me enganado...
Valeu!
Uma coisa que percebi foi que no intervalo entre as fases de polimento você não fez a limpeza da peça com o IPA (alcool isopropilico e água), isso faz uma diferença, pois só tirando a "gordura" da peça você conseguirá ver o resultado do seu trabalho e decidir se deve trabalhar mais a peça ou passar para a proxima fase.
Uma outra coisa é também saber quanto tempo você trabalhou o composto polidor na peça, geralmente você trabalha o composto o tempo necessário para que as particulas abrasivas se quebrem e dessa forma o composto estará realizando o seu trabalho. Um dica, que peguei em outro forum, é que você trabalhe a peça por umas 5 passadas lentas da politriz na peça (isso é só uma referência para quem ainda não tem a experiência para saber o tempo que se deve trabalhar a peça).
Sobre os plásticos tenho algumas perguntas: Eles são pintados?
A fase de lustro deve ser trabalhada com a boina preta. A boiana branca é muito agressiva para o lustro e se os plásticos não forem pintados, como o plástico é mais "mole" você praticamente estava fazendo um corte e talvez por isso eles tenham ficado foscos.. Tente fazer o lustro nos plásticos utilizando menos pressão e com a boina preta...
Espero que tenha ajudado... Agora resta esperar o pessoal colocar outras opniões e me corrigir em algo que eu possa ter me enganado...
Valeu!
fcscoutinho- GURU
- Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Só uma dúvida básica:
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
rodrigogsi escreveu:Só uma dúvida básica:
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?
As carenagens que ficam póximas ao tanque forma retiradas e realmente trepidaram demais com a roto orbital fora da moto.
As outras partes achei normal, já que fixadas na moto.
rodrigoburger- Guaribador
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
fcscoutinho escreveu:Rodrigo,
Uma coisa que percebi foi que no intervalo entre as fases de polimento você não fez a limpeza da peça com o IPA (alcool isopropilico e água), isso faz uma diferença, pois só tirando a "gordura" da peça você conseguirá ver o resultado do seu trabalho e decidir se deve trabalhar mais a peça ou passar para a proxima fase.
Realmente, não limpei a peça de uma fase para outra.
fcscoutinho escreveu:
Uma outra coisa é também saber quanto tempo você trabalhou o composto polidor na peça, geralmente você trabalha o composto o tempo necessário para que as particulas abrasivas se quebrem e dessa forma o composto estará realizando o seu trabalho. Um dica, que peguei em outro forum, é que você trabalhe a peça por umas 5 passadas lentas da politriz na peça (isso é só uma referência para quem ainda não tem a experiência para saber o tempo que se deve trabalhar a peça).
Como as partes da moto são pequenas, fiz o polimento de cada parte separado, então devo ter passado umas 5 vezes sim. Acontece que como as boinas eram novas elas secavam muito rápido e tinha medo de esfarelar e causar holigrafias. Outra coisa, existe tempo de cura entre o ultimate compound e o polish? porque passei depois de uns 5 min.
fcscoutinho escreveu:
Sobre os plásticos tenho algumas perguntas: Eles são pintados?
Sim carenagem pintada
fcscoutinho escreveu:
A fase de lustro deve ser trabalhada com a boina preta. A boiana branca é muito agressiva para o lustro e se os plásticos não forem pintados, como o plástico é mais "mole" você praticamente estava fazendo um corte e talvez por isso eles tenham ficado foscos.. Tente fazer o lustro nos plásticos utilizando menos pressão e com a boina preta...
Vlw pela dica.
rodrigoburger- Guaribador
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
rodrigogsi escreveu:Só uma dúvida básica:
Por um acaso as partes plásticas trepidavam junto com a máquina?
Essa pergunta do Rodrigo é importante, porque com a trepidação o processo de polimento foi prejudicado...
fcscoutinho- GURU
- Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Concordo com o Rodrigogsi.
fcscoutinho- GURU
- Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Via de regra, uma politriz angular ajudaria nesse caso, porém no paralama em específico o ideal era ter um apoio, mesmo com a rotativa (tripida menos).
Peça para alguém segurar a peça enquanto faz o polimento, talvez ajude bastante.
Peça para alguém segurar a peça enquanto faz o polimento, talvez ajude bastante.
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Partes plásticas são muito mais delicadas, pois aquecem mais rápido. Dependendo da velocidade e pressão da máquina, mais o combo utilizado, a tinta aplicada sobre os plásticos literalmente queima, ficando fosca. Pode ter sido excesso de produto também.
Abraço
Abraço
Luan Cordeiro- Semi-Detailer
- Mensagens : 872
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 35
Localização : Curitiba-PR
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Luan Cordeiro escreveu:Partes plásticas são muito mais delicadas, pois aquecem mais rápido. Dependendo da velocidade e pressão da máquina, mais o combo utilizado, a tinta aplicada sobre os plásticos literalmente queima, ficando fosca. Pode ter sido excesso de produto também.
Abraço
De fato, como a boina era nova e fiquei com medo de ficar seca e causar holografias passei bastante produto.
E no motor, alguém tem alguma idéia para limpar este barro seco agarrado?
rodrigoburger- Guaribador
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Tenta o DetMol da Sandet... O pessoal tá falando muito bem dele e parece que um pouco mais forte. Eu estou louco para comprá-lo!
fcscoutinho- GURU
- Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Srs.
As peças em questão não são pintadas, são injetadas na cor; portanto não aceitam polimento.
Abs
As peças em questão não são pintadas, são injetadas na cor; portanto não aceitam polimento.
Abs
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Paulo Cera escreveu:Srs.
As peças em questão não são pintadas, são injetadas na cor; portanto não aceitam polimento.
Abs
Paulo, isso tem jeito de voltar ao aspecto original?
fcscoutinho- GURU
- Mensagens : 3221
Data de inscrição : 11/05/2012
Idade : 47
Localização : Goiânia
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Será que o kit trizact da 3m não dá geito nisso?
Visto que é o mecanismo de polimento de vidro, e utilizam muito em acrílico também.
Visto que é o mecanismo de polimento de vidro, e utilizam muito em acrílico também.
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Poxa, por mais que tenha lido os tópicos, nunca tinha visto nada a respeito.
Paulinho cera, o que posso fazer para corrigir o problema?
Paulinho cera, o que posso fazer para corrigir o problema?
rodrigoburger- Guaribador
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/01/2013
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
rodrigoburger escreveu:
3) Fiz a descontaminação da pintura utilizando o Meguiars Kit Quik Clay Bar que, apesar de lubrificar bastante a pintura e não fazer muita força, acho que causou arranhões.
A clay bar não é abrasiva e não arranha a pintura. Se houve arranhões, é porque houve sujeira presa à clay bar que foi arrastada no processo e arranhou a pintura.
É essencial para o uso da clay bar que a superfície esteja completa e muito bem limpa, e se já nas primeiras passadas sentir que tem muita contaminação, o melhor é inspecionar e dobrar a clay bar com freqüência.
Lange- Flanelinha
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 45
Localização : Estrela - RS
Re: Minha primeira tentativa de detalhe = Problemas
Belo trabalho. Deixou a moto com um visual muito bom. Parabéns.
DJZ- GURU
- Mensagens : 2604
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 39
Localização : Minas Gerais
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