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Mensagem por marcos_gmc Seg 01 Abr 2013, 14:37

Bom dia membros do fórum.
Estou postando aqui minha primeira revitalização com produtos novos, depois que conheci este fórum.
O carro em questão é um polo sedan. Este veículo foi adquirido em leilão (não façam isso, digo por experiência própria: é loucura adquirir um veículo assim). Minha sorte é que ele é bom de lataria e excelente de mecânica. Primeiramente, ele havia tido uma pequena colisão traseira. O problema é que foi muito mal arrumado e ainda tinha muitos arranhões por toda a lataria. Conclusão: quando o peguei mandei repintá-lo. Surgiu aí o segundo problema: a pintura ficou péssima. Além de mal feito, o verniz do veículo fora diluído com thinner, o que causou fosqueamento. Outra coisa é que o infeliz quis economizar de qualquer jeito, então a espessura é ínfima, qualquer lixamento chega rapidamente ao fundo. Pois bem, a traseira do veículo não aguentei e mandei arrumar de novo. Ficou menos pior, mas ainda assim muito ruim porque fizeram um péssimo serviço DE NOVO!!! Esta é a realidade do veículo, não dava para fazer muito; para ele o jeito é só mandando pintar de novo, o que não estou interessado, pois já cansei de serviço errado. Como adoro meu carro brilhando (e muito), resolvi fazer aplicações de produtos para ver se melhora:
Aqui as primeiras imagens, já havia mais de mês que não o lavava:

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02215u Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02214jy[/img]

O carro possuía muitos elementos contaminantes na pintura e nos vidros (chegaram a estragar as palhetas novinhas que coloquei). Na imagem a seguir, existe este grande arranhão e várias contaminações presentes (eram muitas e perfeitamente visíveis a olho nu):

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02225nm[/img]

Aqui dá pra ver que a água não escorria da pintura:

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02224el

Quando passei a clay bar até melhorou o brilho. Depois montei o combo para polimento:

Boina agressiva laranja da Buff + finesse it 3M.

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02241sc

Não funcionou, passei e ficou a mesma coisa. Troquei pela boina de lã + o finesse-it que funcionou;
Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02238lw

Boina média amarela da Buff and Shine + lustrador 3M;

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02237p

Boina dourada LC + Ultrafina 3M. Não funcionou.

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02240ul

Troquei a boina pela amarela supermacia da Meguiars e dá pra notar a diferença.

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02243m

Como disse anteriormente, não deu pra fazer muita coisa. Ficaram muitos swirls. Os hologramas desapareceram por completo:

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02244m

Entre todas as etapas acima passei o IPA para ver se houve o mascaramento.
Depois apliquei o Aquartz 12h e o 9h:

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02254q

Depois do longo tempo de cura (o sol e o forte calor me ajudaram muito) foi a vez do glaze da Chemical Guys Glossworkz, Selante Power lock Menzerna e 3M Paste Wax nacional. No outro dia usei o UQD Meguiars:

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02273q

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02272q

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02270s

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02269w

Imitando o Viny affraid

Revitalização da pintura Polo Sedan preto Dsc02274em

Bom, este é o resultado. Agora sobre os produtos:

- As boinas da Buff and Shine são muito boas, tem bom custo-benefício;
- A boina dourada é impressionante: é de fácil manuseio, muito boa para cantos, vincos e pequenos detalhes. Mas ela é muito macia e por isso acho que deva ser voltada para aplicação e/ou finalização do polimento (aplicação de selante, cera). Quando adquirir novas, com certeza será desta marca.
- A boina amarela supermacia da Meguiars é velha de guerra, mas ainda é excelente para o trabalho. Gosto muito dela.
- Produtos da 3M: Finesse-it, Líquido Lustrador e Auto Brilho, já vi que são para fins diferentes do que se propõe este fórum. Mascaram muito. Com certeza não os uso mais. O Auto Brilho, testei em uma pequena parte após a aplicação do selante Menzerna. Acabou ofuscando o brilho e tive que refazer aquela parte.
- Ultrafina da 3M: diferente dos acima, este produto é realmente bom! Para carros escuros chegar a ser obrigatório. Com certeza sempre usarei.
- Aquartz 12H (vidro vermelho): é impressionante o que ele faz. Para quem quer proteção e brilho é com a Aquartz. Só que é de difícil manuseio. Tem que ter uma pessoa para auxiliar. Mancha com facilidade e não sai. Tem que ter habilidade e não recomendo para iniciantes.
- Aquartz 9h: gostei muito desses produtos, funciona mesmo. Passei nos vidros. Acima de 60 km/h não precisa ligar o limpador Smile . Fora o brilho e a profundidade que o sistema da Aquartz dá. E olha que só apliquei duas camadas de cada um. Ao contrário do 12h é muito mais fácil de aplicar e não manchou.
- Depois de 24 horas, aplique o Glaze Glossworkz da Chemical Guys. Fiquei apaixonado pela profundidade e brilho que ele dá. Fica muito mais preto, mais profundo, mais brilho e com um ar molhado. Produtos desta marca serão minha próxima compra.
- Selante da Menzerna, muito fácil de aplicar e retirar, mesmo quando seca totalmente e também não mancha. Recomendo.
- Cera 3M Paste Wax: os produtos da 3M como esse são meus últimos (a exceção da Ultrafina). Não compro mais. Ainda mais quando vi que posso ter ceras melhores por um preço equivalente. Além disso tem muito pouca durabilidade e maquia muito também.
- Ultimate Quick Detailer Meguiars: adorei esse produto. Fácil de aplicar e retirar, dá um ótimo brilho de imediato e também profundidade. É a primeira vez que uso e não largo mais.

Não fiz a revitalização dos plásticos e pneus. Mas passei o UQD por cima deles e ficou ótimo!

Os vidros (principalmente o dianteiro) dava dó, o dianteiro já estava pensando em comprar um novo de tão arranhado e cheio de pedriscos. Mas a aplicação do Aquartz resolveu o problema em 70%. Acabei fazendo nos vidros o que fiz na lataria, inclusive o glaze, o selante e a cera. Pra mim eles renasceram, ficaram como novos!! Bom demais!

Bom pessoal é isso. Até outra revitalização.




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Mensagem por rodney Seg 01 Abr 2013, 18:11

Valeu, Marcos, o trabalho ficou muito bom e sua experiência compartilhada é de muita valia.
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Mensagem por paulamini Seg 01 Abr 2013, 19:48

Que belo trabalho! Parabéns! Muito legal seus comentários sobre os produtos e impressões! Ajudam bastante quem está querendo comprar produtos ou conhecer...
Aqui em casa faz um mês que compramos 2 carros de leilão! Isso mesmo, um só não bastou foram 2! Carro que ficou em pátio, um deles aberto por longa data! Logo vou postar no meu tópico todo o trabalho que está dando para dar vida aos bichinhos! Por isso posso te dizer que sei exatamente pelo que passou... O carro que comprei foi sinistrado e ao mandar fazer o que era preciso pintaram uma parte! A pintura até que ficou razoável, mas logo em seguida mandaram lavar o carro para me entregar, mesmo depois de eu pedir encarecidamente para que não fizessem!!! Adivinha o que aconteceu??? O carro já chegou cheio, mas CHEIO de swirls da única lavagem que sofreu pós pintura! Um horror!
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Mensagem por fcscoutinho Seg 01 Abr 2013, 20:30

Belo trabalho. Pena que não conseguiu zerar os swirls do carro.
Só uma coisa: Não entendi muito bem a seque de utilização dos seus produtos.
Você aplicou o Aquartz 12H depois o Aquartz 9H em seguinda o glaze da Chemical Guys Glossworkz, Selante Power lock Menzerna e 3M Paste Wax nacional?
Se foi assim eu poderia de dar uma grande dica para economizar produtos e obter resultados melhores da proxima vez que for detalhar seu carro?
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Mensagem por Richard Seg 01 Abr 2013, 21:29

Parabés pelo bom trabalho. Apenas uma dúvida: os Aquartz não seriam a última fase?
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Mensagem por fcscoutinho Seg 01 Abr 2013, 22:30

Richard escreveu:Parabés pelo bom trabalho. Apenas uma dúvida: os Aquartz não seriam a última fase?

Então, era justamente sobre isso que queria falar, mas fiquei na dúvida sobre a sequencia de aplicação, se realmente foi da forma que foi postado... Ele não precisaria ter utilizado o selante menzerna, o glaze deveria ter sido aplicado antes do Aquartz 9H...
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Mensagem por biguia Seg 01 Abr 2013, 22:45

Mais um trabalho que ficou bonzão, apesar dos swirls que restaram. Carro preto é aquela coisa: limpo e tratado, não há cor mais bonita. Parabéns!
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Mensagem por marcos_gmc Ter 02 Abr 2013, 08:46

Obrigado Rodney, valeu.

Paulamini, é verdade, eles lavam e enxugam com qualquer pano e aí vêm aqueles swirls que te deixam doido!!

Fcscoutinho e Richards, quando eu tinha montado o esquema iria fazer do jeito que vocês falaram: os Aquartz por último. Mas aí fiquei com dúvidas e liguei pro pessoal da MasterCleaner e eles disseram que eu não poderia usar glaze antes do selante e aí tive que fazer dessa forma.
Quando estava fazendo o serviço notei que poderia fazer sim. Fiquei até chateado com essa informação pois se tivesse feito com o glaze antes do Aquartz não seria necessário gastar dinheiro com o selante Menzerna. Bom, pelo menos fica de aprendizado.

O problema dos swirls neste carro é gravíssimo pois não há verniz suficiente para realizar um bom trabalho. Pra se ter uma idéia, depois desse polimento já existe vários pontos do veículo com o fundo de tinta aparecendo.

Além disso os produtos da 3M (Finesse-it e Lustrador Líquido) não foram idealizados para um detalhamento primoroso, mas sim para finalizar a reparação automotiva, o que é bem diferente do que se quer nesse fórum.
Os swirls que apareceram nas fotos eram muito fortes (antes do polimento, eles eram vistos de longe)e não foram retirados totalmente na 1ª etapa do processo e ficaram.

Como disse antes, o carro precisa mesmo de uma boa pintura, mas ainda não encontrei uma oficina que faça o serviço padrão (correção de defeitos + primer + demão de cobertura total + 2 demãos de tinta + 2 demãos de verniz de qualidade premium, sem polimento no ato da entrega). Até peço ajuda a vocês se encontrarem uma oficina que siga estes procedimentos ou melhor.

Obrigado a vocês por contribuírem com os comentários. Smile

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Mensagem por marcos_gmc Ter 02 Abr 2013, 08:48

Biguia, obrigado, realmente produtos de qualidade você paga caro mas fica muito satisfeito. É verdade esses são swirls estão aí e me incomodam muito!

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Mensagem por marcos_gmc Ter 02 Abr 2013, 09:35

fcscoutinho escreveu:Belo trabalho. Pena que não conseguiu zerar os swirls do carro.
Só uma coisa: Não entendi muito bem a seque de utilização dos seus produtos.
Você aplicou o Aquartz 12H depois o Aquartz 9H em seguinda o glaze da Chemical Guys Glossworkz, Selante Power lock Menzerna e 3M Paste Wax nacional?
Se foi assim eu poderia de dar uma grande dica para economizar produtos e obter resultados melhores da proxima vez que for detalhar seu carro?

Sim Filipe, qual dica você pode me dar?

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Mensagem por fcscoutinho Ter 02 Abr 2013, 13:13

marcos_gmc escreveu:Obrigado Rodney, valeu.
Fcscoutinho e Richards, quando eu tinha montado o esquema iria fazer do jeito que vocês falaram: os Aquartz por último. Mas aí fiquei com dúvidas e liguei pro pessoal da MasterCleaner e eles disseram que eu não poderia usar glaze antes do selante e aí tive que fazer dessa forma.
Quando estava fazendo o serviço notei que poderia fazer sim. Fiquei até chateado com essa informação pois se tivesse feito com o glaze antes do Aquartz não seria necessário gastar dinheiro com o selante Menzerna. Bom, pelo menos fica de aprendizado.

Obrigado a vocês por contribuírem com os comentários. Smile

Sobre oficina boa para pintura eu conheço e recomendo a CleanCar no SIA, é uma excelente oficina de pintura e com equipamentos TOP, o preço não é barato mas o serviço é muito bom...

Marcos, o problema do Glaze é que ele mascara e por isso o pessoal da mastercleaner não recomendou a utilização antes do Aquartz. Bastava que você retirasse esse produto do setup, o glaze não é obrigatório. Ficaria muito adequado simplesmente a selagem com o Aquartz e uma cera de boa qualidade depois. O menzerna e o glaze no seu setup estavam sobrando... Mas ficou ótimo! Parabéns!
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Mensagem por marcos_gmc Ter 02 Abr 2013, 15:33

Clean Car, eu vou lá ver o que eles podem fazer por mim, obrigado.

É verdade. Vi que não aumentou muito o brilho após a aplicação deles. Eu fiquei fascinado pelo Glossworkz porque usei naquele vão de abertura das portas (+ selante) e logo de cara veio aquele brilho e profundidade. Ficou como novo.
E realmente ele mascara pois não tinha passado o Aquartz porque aquela área está cheia de pequenos arranhões e necessita de um polimento. O meu problema é que minha politriz é de apenas uma velocidade, 2600 rpm e não dá para usar naquela área e também não tenho um bom polidor.

Muito obrigado por sua ajuda.

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Mensagem por fcscoutinho Ter 02 Abr 2013, 20:12

marcos_gmc escreveu:Clean Car, eu vou lá ver o que eles podem fazer por mim, obrigado.

É verdade. Vi que não aumentou muito o brilho após a aplicação deles. Eu fiquei fascinado pelo Glossworkz porque usei naquele vão de abertura das portas (+ selante) e logo de cara veio aquele brilho e profundidade. Ficou como novo.
E realmente ele mascara pois não tinha passado o Aquartz porque aquela área está cheia de pequenos arranhões e necessita de um polimento. O meu problema é que minha politriz é de apenas uma velocidade, 2600 rpm e não dá para usar naquela área e também não tenho um bom polidor.

Muito obrigado por sua ajuda.

Você vai ver.. das proximas vezes você vai ter mais facilidade e sempre conseguirá um resultado melhor que o anterior... Esse negócio é calma e persistência...
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Mensagem por DJZ Qui 04 Abr 2013, 19:14

Parabéns pelo serviço. Revitalizou bastante o Polo. Uma dúvida: você chegou a testar algum combo com um polish de corte mais potente ou apenas os que mencionou no post? Se não teste um polish de corte com boina laranja da Buff( tipo o Corte Diamante ou o M105 da Megs ou, se quer um bom custo benefício, a dupla Extra/Mega Forte da Lincoln, com um combo mais agressivo acho que conseguiria remover melhor os swirls da sua pintura). Sei muito bem como é detalhar esta cor de carro da VW, fiz um trabalho em um Polo hatch e ná epoca, usei as amostras da linha Lincoln e posso te afirmar que melhorou muito a pintura com relação aos swirls que o carro tinha.Se quiser ver o trabalho clique no link abaixo:

www.detailbrasil.net/t2831-polo-i-motion-preto

Novamente parabéns pelo seu trabalho e continue assim que está no caminho certo. Abraço.
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Mensagem por rodney Qui 04 Abr 2013, 23:04

Djz, não seria o caso de usar a boina branca da b &s?
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Mensagem por marcos_gmc Sex 05 Abr 2013, 09:46

DJZ escreveu:Parabéns pelo serviço. Revitalizou bastante o Polo. Uma dúvida: você chegou a testar algum combo com um polish de corte mais potente ou apenas os que mencionou no post? Se não teste um polish de corte com boina laranja da Buff( tipo o Corte Diamante ou o M105 da Megs ou, se quer um bom custo benefício, a dupla Extra/Mega Forte da Lincoln, com um combo mais agressivo acho que conseguiria remover melhor os swirls da sua pintura). Sei muito bem como é detalhar esta cor de carro da VW, fiz um trabalho em um Polo hatch e ná epoca, usei as amostras da linha Lincoln e posso te afirmar que melhorou muito a pintura com relação aos swirls que o carro tinha.Se quiser ver o trabalho clique no link abaixo:

www.detailbrasil.net/t2831-polo-i-motion-preto

Novamente parabéns pelo seu trabalho e continue assim que está no caminho certo. Abraço.

eu vi esse polo, ficou bonito mesmo. Eu até pensei em adquirir outros produtos, mas já havia gasto muitos $$$ e fiquei sem R$ para comprar um composto melhor. Por isso usei os da 3M mesmo. Fora isso, como tinha falado antes, tem o problema da repintura mal feita e o verniz possuir uma camada finíssima, já está aparecendo o fundo branco em várias partes do carro.

Obrigado por seu conselho. O M105 vai minha próxima aquisição.

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Mensagem por marcos_gmc Sex 05 Abr 2013, 09:49

rodney escreveu:Djz, não seria o caso de usar a boina branca da b &s?

Eu não tenho essa boina. Quando a procurei não a encontrei em loja alguma aqui da cidade. Eu percebi que o maior problema foi o produto, já que o Finesse-it apesar de remover hologramas e riscos, não o fez de forma satisfatória e mascarou muito. Acho que alguns compostos como os da Lincoln, Meguiars ou CG resolveriam o meu problema.

Obrigado pela mensagem.

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Mensagem por rodney Sex 05 Abr 2013, 10:22

Oi, Marcos, eu usei com Menzerna e me ajudou muito!
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Mensagem por marcos_gmc Sex 05 Abr 2013, 10:31

rodney escreveu:Oi, Marcos, eu usei com Menzerna e me ajudou muito!
Qual produto da Menzerna?

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Mensagem por rodney Sex 05 Abr 2013, 11:10

A boina branca foi com o PG500, o composto mais agressivo da linha. Eu não tenho experiência, gosto do resultado e o pessoal elogia bastante Menzerna.
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Revitalização da pintura Polo Sedan preto Empty Re: Revitalização da pintura Polo Sedan preto

Mensagem por cassio caldas Sex 05 Abr 2013, 18:16

se me permite uma deixa...daria pra usar ,com uma rotação baixa,o perfect finish sonax com uma boina verde corase ou azul buf and shaine e finalizava com uma roto pra eliminar por completo os restinho d holograma +acelarador com boina surbuf...obrigado!

cassio caldas
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Revitalização da pintura Polo Sedan preto Empty Re: Revitalização da pintura Polo Sedan preto

Mensagem por DJZ Sex 05 Abr 2013, 18:30

Rodney, só recomendei o uso da boina laranja pois pelo que deu pra notar ele não possui um boina de agressividade média no setup.
Inclusive, marcos_gmc, esta é mais uma dica que lhe passo: adquira uma boina média para fazer o refino e facilitar a etapa do lustro, vai ganhar muito em tempo e qualidade nos seus polimentos. Recomendo as Flat da Lake Country.
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Mensagem por marcos_gmc Ter 09 Abr 2013, 19:41

DJZ escreveu:Rodney, só recomendei o uso da boina laranja pois pelo que deu pra notar ele não possui um boina de agressividade média no setup.
Inclusive, marcos_gmc, esta é mais uma dica que lhe passo: adquira uma boina média para fazer o refino e facilitar a etapa do lustro, vai ganhar muito em tempo e qualidade nos seus polimentos. Recomendo as Flat da Lake Country.

Eu tenho a boina de média agressividade que é a amarela da Buff and Shine e a utilizei junto com o Lustrador líquido.

Agora eu fiquei com uma dúvida: eu sei que os produtos da 3M não são os mais indicados para o que eu queria, mas será que usei as boinas no momento certo? Eu utilizei desta forma:

Boina de lã 3M + Finesse-it (eu utilizei a boina laranja agressiva da Buff mas não deu certo);
Boina amarela média agressividade da Buff and Shine + Lustrador Líquido 3M;
Boina amarela supermacia da Meguiars + Ultrafina 3 (eu utilizei a boina dourada supermacia da LC mas não deu certo).

Estava pensando se depois da boina de lã poderia ter refinado o lustro com a boina laranja. Como a dourada não havia apresentado resultado com a Ultrafina será que depois do uso da supermacia da Meg eu poderia ter usado a LC dourada para refinar para minimizar ainda mais swirls existentes?

Eu apliquei o Aquartz titantium, mas eu vi no fórum que a LC dourada é muito boa para aplicação de selantes e glazes? É verdade, será que posso usar para otimizar o meu trabalho? Em qual etapa faria isso?

Agradeço a ajuda.

marcos_gmc
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