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Primeiro trabalho, meu treinamento. Empty Primeiro trabalho, meu treinamento.

Mensagem por albuquerquemello Dom 08 Abr 2012, 21:25

Pessoal boa noite. Após um feriadão de Páscoa e muito treino no meu próprio carro, vim aqui postar meu primeiro trabalho/treinamento.
Antes das fotos, me deixa fazer um breve relato sobre a pintura do meu carro. Essa carro foi totalmente repintado a quase 2 anos e após ser pintado nunca foi polido, nem aquele retorno a oficina após 45 dias eu fiz. Como eu já tinha em mente usá-lo como minha cobaia, mandei o pintor caprichar no verniz, foram 6 demãos. Isso explica o lixamento que vocês vão ver. Algumas fotos podem parecer opacas, mas isso é por causa da lona que cobre minha garagem, ela é azul, da cor do carro.

Agora vamos ao setup:
Lixa 1500 com taco macio
Lixa 3000 trizact na roto orbital com interface
Boina fio amarela Lincoln com extra forte Lincoln na Rotativa
Boina ninja Lincon com composto polidor Lincoln na Rotativa.
Boina Preta LC CCS com M205 na Roto orbital.
Cera Carnaúba Lincoln.
Não selei.
Muita calma e paciência para o primeiro trabalho sair o melhor possível. Vamos as fotos.

Olha quanta casca de laranja...
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto01d.th

Tentativa de reflexos do portão.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto02hf.th

Swirls.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto03h.th

Lixamento.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto04y.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto05ge.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto06b.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto07a.th

Começando a usar ma Makita.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto08g.th

Agora vamos refinar.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto09h.th

Aqui já no lustro.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto10bp.th

Na cera.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto11yu.th

Resultado.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto12zg.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto13kz.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto14xz.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto15t.th
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto16db.th

Como para primeiro trabalho, não poderia ficar perfeito, após colocar o carro no restinho de sol que tinha, foi possível observar alguns hologramas. Depois confirmei com a lanterna de led.
Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto17of.th

Consegue ver o holograma? Não adianta eu esconder pra parecer que não errei. Eu sei que eles estão la e não tenho vergonha de reconhecer isso. O Importante é persistir que um dia fica bom. Até terminar o carro eu chego la.

Primeiro trabalho, meu treinamento. Foto18f.th

Então é isso pessoal. Peço perdão pela qualidade das fotos, so as 3 primeiras foram tiradas com uma maquina fotografica, o resto foi de celular.

Aguardo as criticas e opiniões, no setup, nas fotos, qualquer coisa que ajuda a melhorar.

Forte abraço a todos. cheers
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Mensagem por albuquerquemello Dom 08 Abr 2012, 23:01

Acabo de aplicar a segunda camada de cera e com a lanterna de led, observei que algumas marcas que eu pensei ser holografias, pareciam marcas de dedo. isso mesmo, mascas de dedo. Como eu tinha usado uma micro fibra de péssima qualidade para remover a cera, desta vez utilizei uma Auto America Premium e vez não conseguir mais identificar as holografias. Vamos esperar amanha no sol para constatar este fato que me faz ir dormir mais feliz.

Vou aguardar amanha pra comprovar que o fato da micro fibra não ser a ideal que causou tais marcas.

Abraços e boa noite a todos.
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Mensagem por leandrocn Seg 09 Abr 2012, 08:04

Muito bom amigo!

Com método adequado mesmo um primeiro trabalho fica bom, como este seu caso.

Fiquei curioso em ver onde foram parar as cascas de laranja das 1as fotos... tem foto delas no depois ?

Parabéns pelo esforço e por nos compartilhar a aventura.
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Mensagem por Rossoni Seg 09 Abr 2012, 10:08

Nelson,

Parabéns pela sua iniciativa e empenho.

Sempre antes de aplicar o LSP você tem que ter certeza que a pintura está zerada - livre de holografias/marcas, ok? Pois depois que aplica selante ou cera já era, e dependendo do LSP irá mascarar os defeitos e após algumas lavagens volta todos os defeitos...

Está no caminho certo!!!

Paciência, dedicação e técnica aliada a bons produtos e ferramentas = resultados incríveis!

Abraço.
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Mensagem por fabufi Seg 09 Abr 2012, 10:52

Parabens esta no caminho certo, sempre o primeiro trabalho da um trabalhinho
o amais, mais depois com o tempo vc vai pegando as manhas e a pintura fica zerada

Continue assim esta no caminho certo
Abraço
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Mensagem por albuquerquemello Seg 09 Abr 2012, 14:07

leandrocn escreveu:Muito bom amigo!

Com método adequado mesmo um primeiro trabalho fica bom, como este seu caso.

Fiquei curioso em ver onde foram parar as cascas de laranja das 1as fotos... tem foto delas no depois ?

Parabéns pelo esforço e por nos compartilhar a aventura.

Muito obrigado Leandro. As cascas foram lixadas, na foto 16 tem o "depois" desta primeira foto, veja a diferença.

Abraço.

crossoni escreveu:Nelson,

Parabéns pela sua iniciativa e empenho.

Sempre antes de aplicar o LSP você tem que ter certeza que a pintura está zerada - livre de holografias/marcas, ok? Pois depois que aplica selante ou cera já era, e dependendo do LSP irá mascarar os defeitos e após algumas lavagens volta todos os defeitos...

Está no caminho certo!!!

Paciência, dedicação e técnica aliada a bons produtos e ferramentas = resultados incríveis!

Abraço.

Muito obrigado Claudio. Obrigado pela dica. Eu realmente não tinha visto os defeitos, por isso apliquei a cera. Acredito que a micro fibra que utilizei não servia pra isso, pois na segunda aplicação, retirei com uma micro fibra melhor e nada de hologramas.

Devagar se vai longe e eu to sem pressa. Mais uma vez obrigado pelo incentivo. Abraços.


fabufi escreveu:Parabens esta no caminho certo, sempre o primeiro trabalho da um trabalhinho
o amais, mais depois com o tempo vc vai pegando as manhas e a pintura fica zerada

Continue assim esta no caminho certo
Abraço

Muito obrigado fabufi. O reconhecimento dos mais experientes é de grande motivação para mi, que estou bem no começo de tudo. Valeu mesmo. Abraço.
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Mensagem por albuquerquemello Seg 09 Abr 2012, 14:10

Pessoal, como disse antes, acho que os hologramas foram da cera mal retirada por uma micro fibra de péssima qualidade (Super Mercado). Apos segunda aplicação e retirada com micro fibra boa (Auto America Premium), não mais notei nenhuma marca. Hoje, apos colocar o carro no sol veio a confirmação: Nada de hologramas. So não tenho fotos pois o celular que fez o registro do processo não era meu e a maquina esta na casa da sogra. Mas oportunidades não vão faltar.

Abraço a todos e obrigado pelo incentivo dos amigos.
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Mensagem por Nelson Mello Jr Seg 09 Abr 2012, 15:55

albuquerquemello escreveu:Pessoal, como disse antes, acho que os hologramas foram da cera mal retirada por uma micro fibra de péssima qualidade (Super Mercado). Apos segunda aplicação e retirada com micro fibra boa (Auto America Premium), não mais notei nenhuma marca. Hoje, apos colocar o carro no sol veio a confirmação: Nada de hologramas. So não tenho fotos pois o celular que fez o registro do processo não era meu e a maquina esta na casa da sogra. Mas oportunidades não vão faltar.

Abraço a todos e obrigado pelo incentivo dos amigos.

Meus parabéns xará!

Como o Cláudio comentou (acertei ein Rossoni), temos que ter toda a certeza de que a superfície esteja "zerada " sem nenhum micro risco, antes da aplicação dos protetivos ou seja selantes ou ceras , pois esses produtos na sua composição contém ancoradores dos protetivos que vão dificultar e muito um polimento de retrabalho.
Nesses casos de polimento de retrabalho sobre os protetivos a boina "escorrega" o polish não corta, começa a surgir um super aquecimento da superfície e ocorre um fenômeno de esbranquiçamento da ´peça ... muitas vezes até tendo a necessidade de um lixamento para remover esse "queimado".
Para não ocorrer isso , oriento a descontaminação com uma solução desengraxante antes de partir para a fase da proteção.
Nesse caso se houver problemas fica muito mais fácil a solução , pois todos os produtos da linha Vanguard Lincoln são à base de água sem cera ou silicones, e água e detergente normalmente os removem com facilidade.
Muito obrigado pelo teste
Abraços
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Mensagem por olivernei Qua 11 Abr 2012, 16:38

Meu conterraneo Nelson, muito bom o trabalho e tambem as técnicas que vç usou. Gostei das palavras do Rossoni! Espero que nós possamos trabalhar Primeiro trabalho, meu treinamento. 422448 , Primeiro trabalho, meu treinamento. 685641 um dia juntos. Abraços e sucesso sempre!
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Mensagem por felipeleal Qua 11 Abr 2012, 17:54

blza

Grande Nelson, belo trabalho cara, parabéns!

A minha "primeira vez" foi uma meleira só... eheheh

Continue assim, se necessitar terei prazer em ajudar!

abraços!
felipeleal
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Mensagem por albuquerquemello Qua 11 Abr 2012, 19:45

olivernei escreveu:Meu conterraneo Nelson, muito bom o trabalho e tambem as técnicas que vç usou. Gostei das palavras do Rossoni! Espero que nós possamos trabalhar Primeiro trabalho, meu treinamento. 422448 , Primeiro trabalho, meu treinamento. 685641 um dia juntos. Abraços e sucesso sempre!

Opa Valdinei, obrigado, pode acreditar que sim, vamos conversando e amadurecendo as ideias.

Abraço.

felipeleal escreveu: blza

Grande Nelson, belo trabalho cara, parabéns!

A minha "primeira vez" foi uma meleira só... eheheh

Continue assim, se necessitar terei prazer em ajudar!

abraços!

Grande Felipe, muito obrigado cara.

Voce estará em Feira durante a micareta? nao vou pra festa, mas vou estar em Feira, qualquer coisa é so falar.

Abraço.
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Mensagem por DJZ Qua 11 Abr 2012, 21:21

Parabéns. Para um primeiro trabalho vc conseguiu bons resultados. Abraço.
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Mensagem por albuquerquemello Qui 12 Abr 2012, 14:00

Vale DJZ, muito obrigado cara. Breve vou refazer o capo e partir para o teto.

Abraço.
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Mensagem por Fred Bizzotto Dom 15 Abr 2012, 13:02

Grande Nelson!



Vou responder por aqui ok.



Gostaria de primeiramente solicitar algumas informações:



1- O lixamento com taco macio produziu a remoção total da casca de laranja? Produziu o efeito que vc desejava?

2- No que tange o lixamento com trizact 3000, foi suficiente para amortizar as marcas da grit 1500? Reforço a pergunta... facilitou a remoção das marcas anteriores (some ai + os RDS e Swirls existentes)?

3- O combo utilizado foi suficente? Produziu o efeito pretendido, removendo por totalmente as marcas deixadas nos passos anteiores?

4- Me diga o que achou visualmente do serviço. Somente você, olho no olho com a fera, falta-lhe alguma coisa? Resultado desejado 100% obtido?

5- O que achou do 205 na remoção das luzes? Eficiencia junto a o Set utilizado? Sabendo da sua má fama de marcarar, efetuou a limpeza pós essa etapa?

6- Utilizou algum "limpador de pintura" (favor informar qual e se achou suficiente para suas investidas)?

7- Mesmo sem um "paint gauge" o que achou das suas investidas? Severas ou poderia ter procurado mais aquele "pelinho em ovo"?

8- Ao fim (ufa), o que achou do LSP? Boa repelênca? Efeito obtido em sua pintura, poderia descrever?

Meu amigo, essas ai de cima serão molezas para você me responder.



Após resposta digo o que achei. Mas posso adiantar que achei excelente o resultado pelas fotos postadas.



PS: Magrão teve por aqui fazendo outro curso. Também está na "batida" como você.



Há, e meus parabéns pelo serviço né!!



Abração

"Titio Fred"
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Mensagem por a jornalista Dom 15 Abr 2012, 14:18

Poxa, Albuquerque!!
Ficou muito bom! Espero que o meu primeiro trabalho fique assim também!
Parabéns viu?
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Mensagem por pupomartins Dom 15 Abr 2012, 16:29

Parabéns Nelson,ficou top,só achei que você deveria usar a fio branca na fase de corte no lixamento,acredito que seria mais rápido com rotção baixa na rotativa,no mais ficou show car! affraid
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Mensagem por albuquerquemello Dom 15 Abr 2012, 18:50

a jornalista escreveu:Poxa, Albuquerque!!
Ficou muito bom! Espero que o meu primeiro trabalho fique assim também!
Parabéns viu?
bjs

Obrigado Sandra. Tenho certeza que pelo seu empenho, sera ate melhor. Abraço.

pupomartins escreveu:Parabéns Nelson,ficou top,só achei que você deveria usar a fio branca na fase de corte no lixamento,acredito que seria mais rápido com rotção baixa na rotativa,no mais ficou show car! affraid

Muito obrigado Pupo. O Fred com esses questionamentos me fez repensar muita coisa e sua dica é valiosa.

Abraço.
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Mensagem por albuquerquemello Dom 15 Abr 2012, 19:19

Grande Fred, titio Fred, pensei um pouco e vou responder. cara, seus questionamentos abrem nossa mente ainda mais. Bem, acho que falei dmais por e-mail, vamos as respostas.

Fred Bizzotto escreveu:Grande Nelson!



Vou responder por aqui ok.



Gostaria de primeiramente solicitar algumas informações:



1- O lixamento com taco macio produziu a remoção total da casca de laranja? Produziu o efeito que vc desejava?

Para as cascas sim. Procurei utilizar a mão bem espalmada pra não fazer mais pressão num ponto e menos em outro. Decidir lixar, pois a situação tava feia.

2- No que tange o lixamento com trizact 3000, foi suficiente para amortizar as marcas da grit 1500? Reforço a pergunta... facilitou a remoção das marcas anteriores (some ai + os RDS e Swirls existentes)?

Sim, o lixamento com a 3000 na maquina ja deixou um tímido reflexo. Eu via a porta de casa mais nítida na parte lixada do que na parte não lixada, so tava opaco, mas era nítido sim. A unica coisa que de fato não me deixou satisfeito foi um único arranhão que eu não quis insistir em lixar com a 1500, deixei ele la. Eu so tinha 1500 2500 e 3000

3- O combo utilizado foi suficente? Produziu o efeito pretendido, removendo por totalmente as marcas deixadas nos passos anteiores?

Nesse ponto eu pequei no sentido de: como eu so tinha amostras, procurei "economizar" e sei que precisava mais um pouco de trabalho na peça. Vale lembrar que essa economia foi apenas por se tratar de meu carro e ser um treino. Os produtos ja foram providenciados e estão chegando.

4- Me diga o que achou visualmente do serviço. Somente você, olho no olho com a fera, falta-lhe alguma coisa? Resultado desejado 100% obtido?

O resultado não ficou 100%, mas frente ao que tinha, ficou bom. Falta sim, como disse, eu precisaria trabalhar mais a peça, não ficou 100%. Para um primeiro trabalho acho que me sai bem, mas jamais faria isso no carro de qualquer pessoa.

5- O que achou do 205 na remoção das luzes? Eficiencia junto a o Set utilizado? Sabendo da sua má fama de marcarar, efetuou a limpeza pós essa etapa?

Não efetuei a limpeza, falha grave minha. tinha uma lata de desoleante, mas não usei, acredito que por ansiedade em ver o serviço "terminado" hehehe

6- Utilizou algum "limpador de pintura" (favor informar qual e se achou suficiente para suas investidas)?

O que seria esse limpador? pra retirar os produtos? So a microfibra Embarassed

7- Mesmo sem um "paint gauge" o que achou das suas investidas? Severas ou poderia ter procurado mais aquele "pelinho em ovo"?

Acredito que fui ate ameno. Sim, dava pra tirar leite de pedra sim, mas eu não quis terminar o dia com o serviço pelo meio, então decidir finalizar ele meia boca mesmo.

8- Ao fim (ufa), o que achou do LSP? Boa repelênca? Efeito obtido em sua pintura, poderia descrever?

Gostei muito da Carnaúba. Como disse apliquei duas camadas, com intervalo de 5 horas entre elas e no outro dia a repelência era boa, se não ótima. O efeito visual foi muito bom, era nítido a qualquer pessoa sem orientação na área a diferença entre o capo e o resto do carro.

Meu amigo, essas ai de cima serão molezas para você me responder.



Após resposta digo o que achei. Mas posso adiantar que achei excelente o resultado pelas fotos postadas.



PS: Magrão teve por aqui fazendo outro curso. Também está na "batida" como você.



Há, e meus parabéns pelo serviço né!!



Abração

"Titio Fred"

Muito obrigado Fred. Suas palavras, meu amigo, com certeza vão me ajudar a lapidar mais ainda os trabalhos. Apos o primeiro ensaio, acredito que a ansiedade ja passou e poderei fazer algo melhor no resto do carro.

Mande abraço ao Arthur e aos colegas de classe Marcelo e Magrão.

Abraços e espero final do ano poder passar ai.
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Mensagem por Fred Bizzotto Dom 15 Abr 2012, 21:36

Grande Nelson!



Foi simples né?! Sabe porque? Porque vc já tem a qualificação necessária para saber onde estão seus pontos de erros e acertos.

Quando adentramos nessa etapa desenvolvemos um senso critico absurdo. Somos os nossos maiores criticos sempre.

Primeiro porque o que é postado nas fotos nem sempre remete de verdade o trabalho apresentado. Por isso disse no questionamento... "vc, face to face com a fera" é que poderia dizer a realidade. Cabe a vc dizer a verdade ou mentir!

No que tange as suas considerações, farei mais algumas perguntas e tecerei alguns comentários que possa te ajudar.

Vamos lá:



1-No quesito lixamento:

Lixamento é sempre uma operação delicada e exige atenção redobrada. A remoção dos seus defeitos exige atenção com polish adequado, sob pena de prejuizo nas proximas etapas, e pior, como as marcas esquecidas produzem um desnivel na pintura, terá problema com hologramas.

Lembre-se, devagar e atenção. Desta forma faz uma unica vez, preservando material, verniz/tinta do carro e as outras etapas.

O refino sempre será necessário quando não tiver a altura um polish compativel com a lixa inical do trabalho e/ou procura refinar o aspecto.

Nestes dois pontos (lixamento + refino com 3mil) achei sua decisão correta.



2- No quesito Set utilizado

A pergunta anterior foi em função do: Produziu o efeito desejado - Atingiu o objetivo (remoção dos defeitos grit 3000 + rds e swirls)?

Mesmo com essa economia o produto utilizado cumpre o que promete? O que achou do desempenho dele?

Falando ainda no Set;



Vc acredita que se tivesse um Polish de corte agressivo como o Mega Forte + uma boina de corte agressiva (fio branco), teria conseguido remover as cascas de laranja? E se fosse possivel tal remoção, poderia descrever-nos com embasamento tecnico adquirido em nosso curso e na utilização do "Mega", o efeito produzido? Conseguiria vislumbrar tal informação?

Para o seu Set, me pareceu o Extra um pouco forte para quem havia refinado com 3mil. Vc realizou algum teste com a amarela + composto polidor? Caso não tenha realizado, não acredita que ele poderia ter poupado-lhe uma etapa (ter utilizado amarela + Extra)?

Não achou exagerado o uso do Extra junto a um refino com 3mil? Observou outro ponto importante, o aparecimento de marcas deixadas pelo polish?

Bom, no quesito Set, achei o uso do Extra desnecessário. Se possível realize testes com amarela + CP.



3- No quesito Limpeza



Vc não pode em hipotese alguma, se deseja um resultado honesto, deixar de usar o IPA ou o Desengraxante. Fazendo desta forma vc vai está se enganando, achando que removeu os defeitos e eles podem ainda estar por lá. E te digo, eles reaparecem e vc fica com cara de bobo.

Todo polish sem excessão é carregado de Filler, um com mais outros com menos, mas todos sem excessão vão mascarar se o profissional for omisso ou assim desejar. O 205 é um que não foge a regra e seu poder de mascaramento é absurdo.

Então limpeza é fundamental.

Quando me referi ao "limpador de pintura" era justamente nesse item.

Neste quesito acho incorreto a não utilização da limpeza, mesmo que pese ai a sua empolgação. Quem lhe garante agora que os resultados obtidos não foram maquiados? Bom, o tempo e as lavagem dirão correto?!

Lembre-se + uma vez: Quem faz o correto faz uma única vez!!

4- No quesito "remoção de camadas"

Outro ponto em que a empolgação não vai te ajudar. Se começou o lixamento e sabes que pode ter resultados melhores vá até o fim. Serviço para o dia seguinte é muito relativo, pois se nesta etapa for bem sucedido, as outras se tornaram mais fáceis (vide o uso do CP + amarela após refino com 3mil).

Mais um ponto onde a empolgação atrapalhou.



5- No quesito LSP.



A Cera Premium é sem comentários o que temos de melhor em solo nacional. Mas gostaria de saber de você o que achou do efeito dela sobre sua pintura. Que tipo de efeito vc observou? Wet Look ou Profundidade?



É isso meu amigo. Siga pensando!



Vou te responder o email com calma. Mas já lhe adianto que se vier aqui e não ficar na minha casa vou entender como desaforo ok!! rsrsrsrsrsr



Abração

Titio Fred

albuquerquemello escreveu:Grande Fred, titio Fred, pensei um pouco e vou responder. cara, seus questionamentos abrem nossa mente ainda mais. Bem, acho que falei dmais por e-mail, vamos as respostas.

Fred Bizzotto escreveu:Grande Nelson!



Vou responder por aqui ok.



Gostaria de primeiramente solicitar algumas informações:



1- O lixamento com taco macio produziu a remoção total da casca de laranja? Produziu o efeito que vc desejava?

Para as cascas sim. Procurei utilizar a mão bem espalmada pra não fazer mais pressão num ponto e menos em outro. Decidir lixar, pois a situação tava feia.

2- No que tange o lixamento com trizact 3000, foi suficiente para amortizar as marcas da grit 1500? Reforço a pergunta... facilitou a remoção das marcas anteriores (some ai + os RDS e Swirls existentes)?

Sim, o lixamento com a 3000 na maquina ja deixou um tímido reflexo. Eu via a porta de casa mais nítida na parte lixada do que na parte não lixada, so tava opaco, mas era nítido sim. A unica coisa que de fato não me deixou satisfeito foi um único arranhão que eu não quis insistir em lixar com a 1500, deixei ele la. Eu so tinha 1500 2500 e 3000

3- O combo utilizado foi suficente? Produziu o efeito pretendido, removendo por totalmente as marcas deixadas nos passos anteiores?

Nesse ponto eu pequei no sentido de: como eu so tinha amostras, procurei "economizar" e sei que precisava mais um pouco de trabalho na peça. Vale lembrar que essa economia foi apenas por se tratar de meu carro e ser um treino. Os produtos ja foram providenciados e estão chegando.

4- Me diga o que achou visualmente do serviço. Somente você, olho no olho com a fera, falta-lhe alguma coisa? Resultado desejado 100% obtido?

O resultado não ficou 100%, mas frente ao que tinha, ficou bom. Falta sim, como disse, eu precisaria trabalhar mais a peça, não ficou 100%. Para um primeiro trabalho acho que me sai bem, mas jamais faria isso no carro de qualquer pessoa.

5- O que achou do 205 na remoção das luzes? Eficiencia junto a o Set utilizado? Sabendo da sua má fama de marcarar, efetuou a limpeza pós essa etapa?

Não efetuei a limpeza, falha grave minha. tinha uma lata de desoleante, mas não usei, acredito que por ansiedade em ver o serviço "terminado" hehehe

6- Utilizou algum "limpador de pintura" (favor informar qual e se achou suficiente para suas investidas)?

O que seria esse limpador? pra retirar os produtos? So a microfibra Embarassed

7- Mesmo sem um "paint gauge" o que achou das suas investidas? Severas ou poderia ter procurado mais aquele "pelinho em ovo"?

Acredito que fui ate ameno. Sim, dava pra tirar leite de pedra sim, mas eu não quis terminar o dia com o serviço pelo meio, então decidir finalizar ele meia boca mesmo.

8- Ao fim (ufa), o que achou do LSP? Boa repelênca? Efeito obtido em sua pintura, poderia descrever?

Gostei muito da Carnaúba. Como disse apliquei duas camadas, com intervalo de 5 horas entre elas e no outro dia a repelência era boa, se não ótima. O efeito visual foi muito bom, era nítido a qualquer pessoa sem orientação na área a diferença entre o capo e o resto do carro.

Meu amigo, essas ai de cima serão molezas para você me responder.



Após resposta digo o que achei. Mas posso adiantar que achei excelente o resultado pelas fotos postadas.



PS: Magrão teve por aqui fazendo outro curso. Também está na "batida" como você.



Há, e meus parabéns pelo serviço né!!



Abração

"Titio Fred"

Muito obrigado Fred. Suas palavras, meu amigo, com certeza vão me ajudar a lapidar mais ainda os trabalhos. Apos o primeiro ensaio, acredito que a ansiedade ja passou e poderei fazer algo melhor no resto do carro.

Mande abraço ao Arthur e aos colegas de classe Marcelo e Magrão.

Abraços e espero final do ano poder passar ai.
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Primeiro trabalho, meu treinamento. Empty Re: Primeiro trabalho, meu treinamento.

Mensagem por albuquerquemello Seg 16 Abr 2012, 16:30

Amigo Fred, suas respostas estão sendo mais que uma aula pra mim.

Na questão do lixamento, eu gostei muito do resultado do refinamento com a 3000, ate pq a 3000 eu uso na roto. A aparência na peça fica muito boa, fica pouca coisa pra maquina e produto. Também pensei no caso do lixamento localizado, esse desnível criado. Por isso não insistir no único arranhão que ficou na peça. Não adianta eu dizer que zerei, vocês vão ler mas eu sei que não cheguei nesse nível ainda. No curso tivemos aquele desafio, lembra, porem eu não ajudei muito não, ficou tudo por conta de Magrão, hehe.

Com relação ao set utilizado, pequei pela falta de experiencia e por não ler a indicação do produto. Realmente, ja que refinei com 3000, o composto daria conta do recado. o extra e a fio amarela deixaram marcas sim, poucas, que tentei refinar com o composto e a Ninja.

As cascas eram grandes, pareciam celulites. Acredito que sem lixar daria mais trabalho, com o risco de promover marcas piores, devido minha falta de experiencia. Mesmo lixando, não foram poucas lixadas ate nivelar tudo.

A limpeza foi desleixo meu. Pela manha eu tinha saído e comprado o desoleante, mas ele tava la so me olhando e não dei bola pra ele. Vacilo total.

Meu amigo, posso te dizer que minha ansiedade baixou um pouco, vou pensar ainda mais em cada detalhe que deixei passar. Hoje estou mais consciente para fazer a segunda etapa que é o teto do carro. Depois volto a refazer esse capo, pois alguns pequenos defeitos existem, porem nada que o deixe "feio".

Fred, é essa atenção que te faz diferenciado.

Forte abraço.


Última edição por albuquerquemello em Seg 16 Abr 2012, 21:03, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fred Bizzotto Seg 16 Abr 2012, 19:58

albuquerquemello escreveu:Amigo Fred, suas respostas estão sendo mais que uma aluna pra mim.

Na questão do lixamento, eu gostei muito do resultado do refinamento com a 3000, ate pq a 3000 eu uso na roto. A aparência na peça fica muito boa, fica pouca coisa pra maquina e produto. Também pensei no caso do lixamento localizado, esse desnível criado. Por isso não insistir no único arranhão que ficou na peça. Não adianta eu dizer que zerei, vocês vão ler mas eu sei que não cheguei nesse nível ainda. No curso tivemos aquele desafio, lembra, porem eu não ajudei muito não, ficou tudo por conta de Magrão, hehe.

Com relação ao set utilizado, pequei pela falta de experiencia e por não ler a indicação do produto. Realmente, ja que refinei com 3000, o composto daria conta do recado. o extra e a fio amarela deixaram marcas sim, poucas, que tentei refinar com o composto e a Ninja.

As cascas eram grandes, pareciam celulites. Acredito que sem lixar daria mais trabalho, com o risco de promover marcas piores, devido minha falta de experiencia. Mesmo lixando, não foram poucas lixadas ate nivelar tudo.

A limpeza foi desleixo meu. Pela manha eu tinha saído e comprado o desoleante, mas ele tava la so me olhando e não dei bola pra ele. Vacilo total.

Meu amigo, posso te dizer que minha ansiedade baixou um pouco, vou pensar ainda mais em cada detalhe que deixei passar. Hoje estou mais consciente para fazer a segunda etapa que é o teto do carro. Depois volto a refazer esse capo, pois alguns pequenos defeitos existem, porem nada que o deixe "feio".

Fred, é essa atenção que te faz diferenciado.

Forte abraço.



Grande Nelson!



Lixamento na maquina é sempre muuuuuito bom. Não deixa marcas, sabendo usar! Mas em alguns casos só na "maquina manual" mesmo (vulgo mão rsrsrsrrsrsrs).

Mas usei muito minha PC para lixamento.

O Magrão é que adora uma Hookit... nesta ultima vez ele fez um reforço na aula pratica (aquela que sabado) e agora estou usando a maquina num compressor de respeito. Ele não queria por nada deixar a lixadeira!! hahahahah

Bom, quando te perguntei da remoção da casca de laranja através de um polish agressivo + boina agressiva é porque tive bons resultados com o Mega + Boina 3M (branca) em um carro muito mal pintado (parecia pintado no rolo de parede).

Depois se quiser te mando uma foto para apreciação.

Mas dependeria muito do tipo do verniz que foi usado na repintura do seu carro.

No mais é isso meu amigo. Siga realizado seus testes, com calma e paciência acima de tudo.

Qualquer duvida chama dai que ajudo daqui... sabe que pode contar comigo.



Um abração

Titio Fred
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Mensagem por albuquerquemello Seg 16 Abr 2012, 21:40

Fred Bizzotto escreveu:


Grande Nelson!



Lixamento na maquina é sempre muuuuuito bom. Não deixa marcas, sabendo usar! Mas em alguns casos só na "maquina manual" mesmo (vulgo mão rsrsrsrrsrsrs).

Mas usei muito minha PC para lixamento.

O Magrão é que adora uma Hookit... nesta ultima vez ele fez um reforço na aula pratica (aquela que sabado) e agora estou usando a maquina num compressor de respeito. Ele não queria por nada deixar a lixadeira!! hahahahah

Bom, quando te perguntei da remoção da casca de laranja através de um polish agressivo + boina agressiva é porque tive bons resultados com o Mega + Boina 3M (branca) em um carro muito mal pintado (parecia pintado no rolo de parede).

Depois se quiser te mando uma foto para apreciação.

Mas dependeria muito do tipo do verniz que foi usado na repintura do seu carro.

No mais é isso meu amigo. Siga realizado seus testes, com calma e paciência acima de tudo.

Qualquer duvida chama dai que ajudo daqui... sabe que pode contar comigo.



Um abração

Titio Fred

Valeu Fred.

Realmente o lixamento com maquina é bem mais limpo e uniforme, quando fiz não apliquei pressão, foi so o peso da maquina mesmo. Magrão é uma figura.

Quanto ao combo Mega com boina branca, não tenho nem um nem outro, dai pensei que retirar as "celulites" seria melhor na lixa. Pelo menos eu sabia que tinha verniz suficiente pra isso e ainda sobra.

No mais, muito obrigado por tudo. Saiba que a cada trabalho que fizer, pedirei sua analise, sempre criteriosa e instigante.

Forte abraço meu amigo.
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Mensagem por fabio.sobrinho Seg 16 Abr 2012, 21:50

Show de bola Nelson!!!

Pro primeiro trabalho ficou excelenteeee... e nada melhor que colocar a mão na massa pra crescer e evoluir né...isso ae!!!


Ahhh, uma forma de limpar a superfície antes de proteger é usar um IPA...

Sucesso pra você cara!!!
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Mensagem por Alexandre 2986 Qua 25 Abr 2012, 19:01


Parabéns pelo trabalho! Sou de Salvador porém estou a trabalho em Recife há 6 meses!

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Mensagem por Alexpb Qua 25 Abr 2012, 22:38

Fred Bizzotto escreveu:Grande Nelson!



Foi simples né?! Sabe porque? Porque vc já tem a qualificação necessária para saber onde estão seus pontos de erros e acertos.

Quando adentramos nessa etapa desenvolvemos um senso critico absurdo. Somos os nossos maiores criticos sempre.

Primeiro porque o que é postado nas fotos nem sempre remete de verdade o trabalho apresentado. Por isso disse no questionamento... "vc, face to face com a fera" é que poderia dizer a realidade. Cabe a vc dizer a verdade ou mentir!

No que tange as suas considerações, farei mais algumas perguntas e tecerei alguns comentários que possa te ajudar.

Vamos lá:



1-No quesito lixamento:

Lixamento é sempre uma operação delicada e exige atenção redobrada. A remoção dos seus defeitos exige atenção com polish adequado, sob pena de prejuizo nas proximas etapas, e pior, como as marcas esquecidas produzem um desnivel na pintura, terá problema com hologramas.

Lembre-se, devagar e atenção. Desta forma faz uma unica vez, preservando material, verniz/tinta do carro e as outras etapas.

O refino sempre será necessário quando não tiver a altura um polish compativel com a lixa inical do trabalho e/ou procura refinar o aspecto.

Nestes dois pontos (lixamento + refino com 3mil) achei sua decisão correta.



2- No quesito Set utilizado

A pergunta anterior foi em função do: Produziu o efeito desejado - Atingiu o objetivo (remoção dos defeitos grit 3000 + rds e swirls)?

Mesmo com essa economia o produto utilizado cumpre o que promete? O que achou do desempenho dele?

Falando ainda no Set;



Vc acredita que se tivesse um Polish de corte agressivo como o Mega Forte + uma boina de corte agressiva (fio branco), teria conseguido remover as cascas de laranja? E se fosse possivel tal remoção, poderia descrever-nos com embasamento tecnico adquirido em nosso curso e na utilização do "Mega", o efeito produzido? Conseguiria vislumbrar tal informação?

Para o seu Set, me pareceu o Extra um pouco forte para quem havia refinado com 3mil. Vc realizou algum teste com a amarela + composto polidor? Caso não tenha realizado, não acredita que ele poderia ter poupado-lhe uma etapa (ter utilizado amarela + Extra)?

Não achou exagerado o uso do Extra junto a um refino com 3mil? Observou outro ponto importante, o aparecimento de marcas deixadas pelo polish?

Bom, no quesito Set, achei o uso do Extra desnecessário. Se possível realize testes com amarela + CP.



3- No quesito Limpeza



Vc não pode em hipotese alguma, se deseja um resultado honesto, deixar de usar o IPA ou o Desengraxante. Fazendo desta forma vc vai está se enganando, achando que removeu os defeitos e eles podem ainda estar por lá. E te digo, eles reaparecem e vc fica com cara de bobo.

Todo polish sem excessão é carregado de Filler, um com mais outros com menos, mas todos sem excessão vão mascarar se o profissional for omisso ou assim desejar. O 205 é um que não foge a regra e seu poder de mascaramento é absurdo.

Então limpeza é fundamental.

Quando me referi ao "limpador de pintura" era justamente nesse item.

Neste quesito acho incorreto a não utilização da limpeza, mesmo que pese ai a sua empolgação. Quem lhe garante agora que os resultados obtidos não foram maquiados? Bom, o tempo e as lavagem dirão correto?!

Lembre-se + uma vez: Quem faz o correto faz uma única vez!!

4- No quesito "remoção de camadas"

Outro ponto em que a empolgação não vai te ajudar. Se começou o lixamento e sabes que pode ter resultados melhores vá até o fim. Serviço para o dia seguinte é muito relativo, pois se nesta etapa for bem sucedido, as outras se tornaram mais fáceis (vide o uso do CP + amarela após refino com 3mil).

Mais um ponto onde a empolgação atrapalhou.



5- No quesito LSP.



A Cera Premium é sem comentários o que temos de melhor em solo nacional. Mas gostaria de saber de você o que achou do efeito dela sobre sua pintura. Que tipo de efeito vc observou? Wet Look ou Profundidade?



É isso meu amigo. Siga pensando!



Vou te responder o email com calma. Mas já lhe adianto que se vier aqui e não ficar na minha casa vou entender como desaforo ok!! rsrsrsrsrsr



Abração

Titio Fred

albuquerquemello escreveu:Grande Fred, titio Fred, pensei um pouco e vou responder. cara, seus questionamentos abrem nossa mente ainda mais. Bem, acho que falei dmais por e-mail, vamos as respostas.

Fred Bizzotto escreveu:Grande Nelson!



Vou responder por aqui ok.



Gostaria de primeiramente solicitar algumas informações:



1- O lixamento com taco macio produziu a remoção total da casca de laranja? Produziu o efeito que vc desejava?

Para as cascas sim. Procurei utilizar a mão bem espalmada pra não fazer mais pressão num ponto e menos em outro. Decidir lixar, pois a situação tava feia.

2- No que tange o lixamento com trizact 3000, foi suficiente para amortizar as marcas da grit 1500? Reforço a pergunta... facilitou a remoção das marcas anteriores (some ai + os RDS e Swirls existentes)?

Sim, o lixamento com a 3000 na maquina ja deixou um tímido reflexo. Eu via a porta de casa mais nítida na parte lixada do que na parte não lixada, so tava opaco, mas era nítido sim. A unica coisa que de fato não me deixou satisfeito foi um único arranhão que eu não quis insistir em lixar com a 1500, deixei ele la. Eu so tinha 1500 2500 e 3000

3- O combo utilizado foi suficente? Produziu o efeito pretendido, removendo por totalmente as marcas deixadas nos passos anteiores?

Nesse ponto eu pequei no sentido de: como eu so tinha amostras, procurei "economizar" e sei que precisava mais um pouco de trabalho na peça. Vale lembrar que essa economia foi apenas por se tratar de meu carro e ser um treino. Os produtos ja foram providenciados e estão chegando.

4- Me diga o que achou visualmente do serviço. Somente você, olho no olho com a fera, falta-lhe alguma coisa? Resultado desejado 100% obtido?

O resultado não ficou 100%, mas frente ao que tinha, ficou bom. Falta sim, como disse, eu precisaria trabalhar mais a peça, não ficou 100%. Para um primeiro trabalho acho que me sai bem, mas jamais faria isso no carro de qualquer pessoa.

5- O que achou do 205 na remoção das luzes? Eficiencia junto a o Set utilizado? Sabendo da sua má fama de marcarar, efetuou a limpeza pós essa etapa?

Não efetuei a limpeza, falha grave minha. tinha uma lata de desoleante, mas não usei, acredito que por ansiedade em ver o serviço "terminado" hehehe

6- Utilizou algum "limpador de pintura" (favor informar qual e se achou suficiente para suas investidas)?

O que seria esse limpador? pra retirar os produtos? So a microfibra Embarassed

7- Mesmo sem um "paint gauge" o que achou das suas investidas? Severas ou poderia ter procurado mais aquele "pelinho em ovo"?

Acredito que fui ate ameno. Sim, dava pra tirar leite de pedra sim, mas eu não quis terminar o dia com o serviço pelo meio, então decidir finalizar ele meia boca mesmo.

8- Ao fim (ufa), o que achou do LSP? Boa repelênca? Efeito obtido em sua pintura, poderia descrever?

Gostei muito da Carnaúba. Como disse apliquei duas camadas, com intervalo de 5 horas entre elas e no outro dia a repelência era boa, se não ótima. O efeito visual foi muito bom, era nítido a qualquer pessoa sem orientação na área a diferença entre o capo e o resto do carro.

Meu amigo, essas ai de cima serão molezas para você me responder.



Após resposta digo o que achei. Mas posso adiantar que achei excelente o resultado pelas fotos postadas.



PS: Magrão teve por aqui fazendo outro curso. Também está na "batida" como você.



Há, e meus parabéns pelo serviço né!!



Abração

"Titio Fred"

Muito obrigado Fred. Suas palavras, meu amigo, com certeza vão me ajudar a lapidar mais ainda os trabalhos. Apos o primeiro ensaio, acredito que a ansiedade ja passou e poderei fazer algo melhor no resto do carro.

Mande abraço ao Arthur e aos colegas de classe Marcelo e Magrão.

Abraços e espero final do ano poder passar ai.

Ola fred



sou iniciante e estou lendo muito as experiencias que vocês relatam aqui no forum, gostaria de saber sobre produtos para realizar a limpeza e evitar mascaraamento entre os processos.

O produto Spray Controle Final Sonax tem esta finalidade? pode me dizer qual nome comercial do desoleante ou IPA



att.

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Mensagem por fabio.sobrinho Qui 26 Abr 2012, 07:48

Alexpb escreveu:

Ola fred



sou iniciante e estou lendo muito as experiencias que vocês relatam aqui no forum, gostaria de saber sobre produtos para realizar a limpeza e evitar mascaraamento entre os processos.

O produto Spray Controle Final Sonax tem esta finalidade? pode me dizer qual nome comercial do desoleante ou IPA



att.

Alex

Sim....O Spray Sonax tem essa finalidade...é o melhor produto pra isso.

IPA nada mais é do que a mistura 50/50 de água + álcool isopropílico. Esse álcool você encontra em fármacias de manipulação ou drogarias normais (mais difícil).
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Mensagem por albuquerquemello Qui 26 Abr 2012, 09:09

fabio.sobrinho escreveu:Show de bola Nelson!!!

Pro primeiro trabalho ficou excelenteeee... e nada melhor que colocar a mão na massa pra crescer e evoluir né...isso ae!!!


Ahhh, uma forma de limpar a superfície antes de proteger é usar um IPA...

Sucesso pra você cara!!!

Valeu Fabio, forte abraço camarada.

Alexandre 2986 escreveu:
Parabéns pelo trabalho! Sou de Salvador porém estou a trabalho em Recife há 6 meses!

Muito obrigado Alexandre. Duas terras maravilhosas. Quando voltar podemos marcar de reunir o pessoal de Salvador e Feira, abraço.
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Mensagem por albuquerquemello Qui 26 Abr 2012, 09:12

Alex, o IPA, como o amigo Fabio falou tem que ser diluído em aguá na proporção 1:1 Ele é vendido também em lojas de eletrônica, pois é muito usado para limpeza de peças e placas de circuito.

O desoleante pode ser encontrado em lojas de tinta, procure em lojas de tintas automotivas. Ele basta aplicar na peça e limpar com a micro fibra.

Abraço.
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Mensagem por Alexpb Qui 26 Abr 2012, 12:42

Valeu rapazes por tirar minhas duvidas



att.

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Mensagem por Fred Bizzotto Qui 26 Abr 2012, 13:37

Alexpb escreveu:Valeu rapazes por tirar minhas duvidas



att.

Alex



Alex,



Os rapazes já responderam.

Entro pouco aqui, por isso peço desculpas por não responde-lo.

[]s

Fred
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